domingo, 4 de março de 2012

JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA


OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA FORAM UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
foto - ?
É TALVEZ UMA DAS MARAVILHAS RELATADAS SOBRE QUE MENOS SE SABE. MUITO SE ESPECULA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FORMAS E DIMENSÕES, MAS NENHUMA DESCRIÇÃO DETALHADA OU VESTÍGIO ARQUEOLÓGICO FOI ENCONTRADA, EXCETO UM POÇO FORA DO COMUM QUE PARECE TER SIDO USADO PARA BOMBEAR ÁGUA. 

SEIS MONTES DE TERRA ARTIFICIAIS, COM TERRAÇOS ARBORIZADOS, APOIADOS EM COLUNAS DE 25 A 100 METROS DE ALTURA, CONSTRUÍDOS PELO REI NABUCODONOSOR, PARA AGRADAR E CONSOLAR SUA ESPOSA PREFERIDA AMITIS, QUE NASCERA NA MÉDIA, UM REINO VIZINHO, E VIVIA COM SAUDADES DOS CAMPOS E FLORESTAS DE SUA TERRA. CHEGAVA-SE A ELES POR UMA ESCADA DE MÁRMORE. 
foto - ?
 TAMBÉM CHAMADOS DE JARDINS SUSPENSOS DE SEMIRAMIS, FORAM CONSTRUÍDOS NO SÉCULO VI A.C., NO SUL DA MESOPOTÂMIA, NA BABILÔNIA. OS TERRAÇOS FORAM CONSTRUÍDOS UM EM CIMA DO OUTRO E ERAM IRRIGADOS PELA ÁGUA BOMBEADA DO RIO EUFRATES. NESSES TERRAÇOS ESTAVAM PLANTADAS ÁRVORES E FLORES TROPICAIS E ALAMEDAS DE ALTAS PALMEIRAS. DOS JARDINS PODIA-SE VER AS BELEZAS DA CIDADE ABAIXO. NÃO SE SABE QUANDO FORAM DESTRUÍDOS. SUSPEITA-SE QUE SUA DESTRUIÇÃO TENHA OCORRIDO NA MESMA ÉPOCA DA DESTRUIÇÃO DO PALÁCIO DE NABUCODONOSOR, POIS HÁ BOATOS DE QUE OS JARDINS FORAM CONSTRUÍDOS SOBRE SEU PALÁCIO.
Fonte: Wikipédia