Pular para o conteúdo principal

ACRÓPOLE DE ATENAS












A ACRÓPOLE DE ATENAS É A MAIS CONHECIDA E FAMOSA ACRÓPOLE DO MUNDO. EMBORA EXISTAM MUITAS OUTRAS ACRÓPOLES NA GRÉCIA, O SIGNIFICADO DA ACRÓPOLE DE ATENAS É TAL QUE É COMUMENTE CONHECIDA COMO A ACRÓPOLE, SEM QUALIFICAÇÃO. 
É UMA COLINA ROCHOSA DE TOPO PLANO QUE SE ERGUE 150 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, EM ATENAS, CAPITAL DA GRÉCIA, E ABRIGA ALGUMAS DAS MAIS FAMOSAS EDIFICAÇÕES DO MUNDO ANTIGO, COMO O PARTENON E O ERECTEION.
AS ACRÓPOLES DA ANTIGA GRÉCIA ERAM, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, "CIDADES ALTAS" (DO GREGO ΚΡΟΣ, "ALTO", E ΠΌΛΙΣ, "PÓLIS"); CONSTRUÍDAS NO PONTO MAIS ELEVADO DAS CIDADES, SERVIAM ORIGINALMENTE COMO PROTEÇÃO CONTRA INVASORES DE CIDADES INIMIGAS, E QUASE SEMPRE ERAM CERCADAS POR MURALHAS. 
COM O TEMPO, PASSARAM A SERVIR COMO SEDES ADMINISTRATIVAS CIVIS OU RELIGIOSAS. A ACRÓPOLE DE ATENAS FOI CONSTRUÍDA POR VOLTA DE 450 A.C., SOB A ADMINISTRAÇÃO DO CÉLEBRE ESTADISTA PÉRICLES; FOI DEDICADA A ATENA, DEUSA PADROEIRA DA CIDADE. A MAIOR PARTE DAS ESTRUTURAS DA ACRÓPOLE DE ATENAS ESTÃO EM RUÍNAS; ENTRE AS QUE AINDA ESTÃO DE PÉ, ESTÃO O PROPILEU, O PORTAL PARA A PARTE SAGRADA DA ACRÓPOLE; O PARTENON, TEMPLO PRINCIPAL DE ATENAS; O ERECTEION, TEMPLO DOS DEUSES DO CAMPO, E O TEMPLO DE ATHENA NICE, SIMBÓLICO DA HARMONIA DO ESTADO DE ATENAS.
A MAIOR PARTE DAS CONSTRUÇÕES FORAM ERGUIDAS PELA LIDERANÇA DE PÉRICLES, DURANTE A "ERA DE OURO" DE ATENAS (460 – 430 A.C.). FÍDIAS, O GRANDE ESCULTOR GREGO, E ICTINUS E CALICRATES, DOIS FAMOSOS ARQUITETOS, FORAM OS RESPONSÁVEIS PELA RECONSTRUÇÃO.
DURANTE O SÉCULO V A.C., A ACRÓPOLE GANHOU SUA FORMA FINAL. CIMON E TEMÍSTOCLES ORDENARAM A RECONSTRUÇÃO DOS LADOS SUL E NORTE DAS MURALHAS, E PÉRICLES ENCOMENDOU O PARTENON. EM 437 A.C., MNESCILES COMEÇOU O PROPILEU, PORTÃO MONUMENTAL COM COLUNAS DE MÁRMORE PENTÉLICO, PARCIALMENTE CONSTRUÍDO SOBRE O PROPILEU DE PSISTRATO, OBRA TERMINADA EM 432 A.C. COM DUAS ALAS. AO MESMO TEMPO COMEÇARAM AS OBRAS DO PEQUENO TEMPLO JÔNICO DE ATHENA NIKÉ. DEPOIS DE UMA INTERRUPÇÃO CAUSADA PELA GUERRA DO PELOPONESO, FORAM TERMINADOS AO TEMPO DE PAZ DE NICIAS, DE 421 A 415 A.C..
A ACRÓPOLE DE ATENAS EH PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO
(fonte: Wikipédia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.