Pular para o conteúdo principal

ACRÓPOLE DE ATENAS












A ACRÓPOLE DE ATENAS É A MAIS CONHECIDA E FAMOSA ACRÓPOLE DO MUNDO. EMBORA EXISTAM MUITAS OUTRAS ACRÓPOLES NA GRÉCIA, O SIGNIFICADO DA ACRÓPOLE DE ATENAS É TAL QUE É COMUMENTE CONHECIDA COMO A ACRÓPOLE, SEM QUALIFICAÇÃO. 
É UMA COLINA ROCHOSA DE TOPO PLANO QUE SE ERGUE 150 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, EM ATENAS, CAPITAL DA GRÉCIA, E ABRIGA ALGUMAS DAS MAIS FAMOSAS EDIFICAÇÕES DO MUNDO ANTIGO, COMO O PARTENON E O ERECTEION.
AS ACRÓPOLES DA ANTIGA GRÉCIA ERAM, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, "CIDADES ALTAS" (DO GREGO ΚΡΟΣ, "ALTO", E ΠΌΛΙΣ, "PÓLIS"); CONSTRUÍDAS NO PONTO MAIS ELEVADO DAS CIDADES, SERVIAM ORIGINALMENTE COMO PROTEÇÃO CONTRA INVASORES DE CIDADES INIMIGAS, E QUASE SEMPRE ERAM CERCADAS POR MURALHAS. 
COM O TEMPO, PASSARAM A SERVIR COMO SEDES ADMINISTRATIVAS CIVIS OU RELIGIOSAS. A ACRÓPOLE DE ATENAS FOI CONSTRUÍDA POR VOLTA DE 450 A.C., SOB A ADMINISTRAÇÃO DO CÉLEBRE ESTADISTA PÉRICLES; FOI DEDICADA A ATENA, DEUSA PADROEIRA DA CIDADE. A MAIOR PARTE DAS ESTRUTURAS DA ACRÓPOLE DE ATENAS ESTÃO EM RUÍNAS; ENTRE AS QUE AINDA ESTÃO DE PÉ, ESTÃO O PROPILEU, O PORTAL PARA A PARTE SAGRADA DA ACRÓPOLE; O PARTENON, TEMPLO PRINCIPAL DE ATENAS; O ERECTEION, TEMPLO DOS DEUSES DO CAMPO, E O TEMPLO DE ATHENA NICE, SIMBÓLICO DA HARMONIA DO ESTADO DE ATENAS.
A MAIOR PARTE DAS CONSTRUÇÕES FORAM ERGUIDAS PELA LIDERANÇA DE PÉRICLES, DURANTE A "ERA DE OURO" DE ATENAS (460 – 430 A.C.). FÍDIAS, O GRANDE ESCULTOR GREGO, E ICTINUS E CALICRATES, DOIS FAMOSOS ARQUITETOS, FORAM OS RESPONSÁVEIS PELA RECONSTRUÇÃO.
DURANTE O SÉCULO V A.C., A ACRÓPOLE GANHOU SUA FORMA FINAL. CIMON E TEMÍSTOCLES ORDENARAM A RECONSTRUÇÃO DOS LADOS SUL E NORTE DAS MURALHAS, E PÉRICLES ENCOMENDOU O PARTENON. EM 437 A.C., MNESCILES COMEÇOU O PROPILEU, PORTÃO MONUMENTAL COM COLUNAS DE MÁRMORE PENTÉLICO, PARCIALMENTE CONSTRUÍDO SOBRE O PROPILEU DE PSISTRATO, OBRA TERMINADA EM 432 A.C. COM DUAS ALAS. AO MESMO TEMPO COMEÇARAM AS OBRAS DO PEQUENO TEMPLO JÔNICO DE ATHENA NIKÉ. DEPOIS DE UMA INTERRUPÇÃO CAUSADA PELA GUERRA DO PELOPONESO, FORAM TERMINADOS AO TEMPO DE PAZ DE NICIAS, DE 421 A 415 A.C..
A ACRÓPOLE DE ATENAS EH PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO
(fonte: Wikipédia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

CATEDRAL DE SÃO NICOLAU

ST.NICHOLASNAVALCATEDRAL(NOME OFICIAL DA CATEDRAL-NAVAL DE SÃO NICOLAUEEPIFANIA) ÉUMA GRANDE IGREJAORTODOXANO ESTILODO BARROCO, LOCALIZADA EM SÃO PETERSBURGO,RÚSSIA.ELA PERTENCE ÀDIOCESEDE SÃO PETERSBURGODA RÚSSIA. A CATEDRAL FOI CONSTRUÍDAEM1753-1762PELO ARQUITETOSAVVACHEVAKINSKYCOMO UMA IGREJAREGIMENTALNA QUADRADO MARREGIMENTALNO LUGAR DE UMAIGREJA ANTERIORDE MADEIRA.
ST.NICHOLASNAVALCATEDRALÉ COMPOSTA POR DUASIGREJASSEPARADAS. A MENOR, AIGREJA DE SÃO NICOLAU, ESTÁ LOCALIZADANO PRIMEIRO ANDAR, ENQUANTO A IGREJA DA EPIFANIAESTA NO SEGUNDO ANDAR. OALTARDA IGREJASUPERIORFOI CONSAGRADONA PRESENÇADA IMPERATRIZ CATARINAII, QUE DISSE QUE A IGREJARECÉM-CONSTRUÍDA PODERIA SER CHAMADA DEUMA CATEDRAL. O PRINCIPAL SANTUÁRIOE ÍCONE DACATEDRAL DEST.NICHOLASFOI FEITO NO SÉCULOXVIICOM UMA PORÇÃODE SUAS RELÍQUIAS, ESTÁ LOCALIZADO NA PARTE INFERIORDA IGREJA.
EM 1908, OOBELISCOTSUSHIMAFOI ERIGIDONO JARDIMEM FRENTEDA IGREJA EMMEMÓRIA DOS MORTOSNA BATALHA DETSUSHIMA. A CATEDRAL DE SÃO NICOLAUTEM A FORMADE UMA …