Pular para o conteúdo principal

CRISTO REDENTOR DO RIO DE JANEIRO















O CRISTO REDENTOR É UM MONUMENTO RETRATANDO JESUS CRISTO, LOCALIZADO NO BAIRRO DO ALTO DA BOA VISTA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO BRASIL. 
SITUA-SE NO TOPO DO MORRO DO CORCOVADO, A 709 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR. FOI INAUGURADO ÀS 19H 15MIN DO DIA 12 DE OUTUBRO DE 1931, DEPOIS DE CERCA DE CINCO ANOS DE OBRAS. UM SÍMBOLO DO CRISTIANISMO, O MONUMENTO TORNOU-SE UM DOS ÍCONES MAIS CONHECIDOS INTERNACIONALMENTE DO RIO DE JANEIRO E DO BRASIL. 
DOS SEUS 38 METROS, OITO ESTÃO NO PEDESTAL E TRINTA NA ESTÁTUA, A QUAL É A SEGUNDA MAIOR ESCULTURA DE CRISTO NO MUNDO, ATRÁS APENAS DA ESTÁTUA DE CRISTO REI, NA POLÔNIA.
EM UMA PESQUISA REALIZADA PELA REVISTA AMÉRICA ECONOMIA, NO ANO DE 2011, O CRISTO REDENTOR FOI CONSIDERADO POR 23,5 POR CENTO DOS ENTREVISTADOS COMO O MAIOR SÍMBOLO DA AMÉRICA LATINA. A PESQUISA FOI FEITA PELA INTERNET E REUNIU A OPINIÃO DE 1 734 EXECUTIVOS DE TODOS OS PAÍSES DA REGIÃO.
A CONSTRUÇÃO DE UM MONUMENTO RELIGIOSO NO LOCAL FOI SUGERIDA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1859, PELO PADRE LAZARISTA PEDRO MARIA BOSS, À PRINCESA ISABEL. NO ENTANTO, APENAS RETOMOU-SE EFETIVAMENTE A IDEIA EM 1921, QUANDO SE INICIAVAM OS PREPARATIVOS PARA AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA.
A PEDRA FUNDAMENTAL DO MONUMENTO FOI LANÇADA EM 4 DE ABRIL DE 1922, MAS AS OBRAS SOMENTE FORAM INICIADAS EM 1926.
AINDA HOJE, ALGUMAS PESSOAS DIZEM, ERRONEAMENTE, QUE O MONUMENTO FOI UM PRESENTE DA FRANÇA PARA O BRASI, QUANDO, NA VERDADE, A OBRA FOI ERIGIDA A PARTIR DE DOAÇÕES DE FIÉIS DE ARQUIDIOCESES E PARÓQUIAS POR TODO O PAÍS, COM O PROJETO DE AUTORIA E CHEFIA DO ENGENHEIRO HEITOR DA SILVA COSTA. 
DA FRANÇA, VIERAM, APENAS UMA RÉPLICA DE QUATRO METROS FEITA DE PEQUENOS MOLDES, ASSIM COMO MODELOS DAS MÃOS FEITOS PELO COLABORADOR LANDOWSKI. TODOS ESTES FATOS FORAM ATESTADOS COM RIGOR NO PROGRAMA TELEVISIVO DETETIVES DA HISTÓRIA PRODUZIDO PELO THE HISTORY CHANNEL.
ANTES MESMO DE SER CONSTRUÍDO, O CRISTO REDENTOR ERA MOTIVO DE ACALORADAS DISCUSSÕES QUE DIVIDIAM O PAÍS ENTRE CATÓLICOS, PROTESTANTES E CIDADÃOS SEM RELIGIÃO. APESAR DE, ATUALMENTE, PROTESTANTES DE TODO O MUNDO VISITAREM O CRISTO, INICIALMENTE OS LÍDERES DA IGREJA BATISTA ERAM CONTRÁRIOS À CONSTRUÇÃO DELE, CHEGANDO A PROPOR QUE O DINHEIRO ARRECADADO FOSSE USADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA OBRA BENEFICENTE.
EM 21 DE NOVEMBRO DE 2007, O SUPERINTENDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS, ROGÉRIO ROCCO, AFIRMOU QUE, A PARTIR DAQUELA DATA, OS CATÓLICOS PODERIAM ENTRAR GRATUITAMENTE NO CRISTO REDENTOR, MAS APENAS EM DATAS AGENDADAS PELA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO. A DECISÃO CAUSOU DESGOSTO NOS ADMIRADORES DA IMAGEM QUE SEGUEM OUTRAS RELIGIÕES E NAQUELES QUE ADVOGAM PELO SECULARISMO DO ESTADO.
OUTRA DECISÃO QUE CAUSOU DESGOSTO AOS PROTESTANTES ADMIRADORES DA IMAGEM DO CRISTO FOI A DE TRANSFORMÁ-LO NUM SANTUÁRIO CATÓLICO NAS COMEMORAÇÕES DE SEUS 75 ANOS, EM 12 DE OUTUBRO DE 2006.
HÁ TAMBÉM, NA BASE DO MONUMENTO, UMA CAPELA CATÓLICA DEVOTADA A NOSSA SENHORA APARECIDA, ONDE HÁ CELEBRAÇÕES CATÓLICAS COMO CASAMENTOS E BATIZADOS.
(fonte: wikipédia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.