Pular para o conteúdo principal

ESTÁTUA DA LIBERDADE / A LIBERDADE ILUMINANDO O MUNDO



A ESTÁTUA DA LIBERDADE (EM INGLÊS: THE STATUE OF LIBERTY; EM FRANCÊS: STATUE DE LA LIBERTÉ), CUJO NOME OFICIAL É A LIBERDADE ILUMINANDO O MUNDO (EM INGLÊS: LIBERTY ENLIGHTENING THE WORLD; E EM FRANCÊS: LA LIBERTÉ ÉCLAIRANT LE MONDE). 
É UM MONUMENTO CONSTRUÍDO EM 28 DE OUTUBRO DE 1886, EM UMA ILHA NA ENTRADA DO PORTO DE NOVA IORQUE.
O MONUMENTO COMEMORA O CENTENÁRIO DA ASSINATURA DA DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E É UM GESTO DE AMIZADE DA FRANÇA PARA COM OS ESTADOS UNIDOS. PROJETADA E CONSTRUÍDA PELO ESCULTOR ALSACIANO FRÉDÉRIC AUGUSTE BARTHOLDI (1834-1904), QUE BASEOU-SE NO COLOSSO DE RODES PARA EDIFICÁ-LA. PARA A CONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA METÁLICA INTERNA DA ESTÁTUA, BARTHOLDI CONTOU COM A ASSISTÊNCIA DO ENGENHEIRO FRANCÊS GUSTAVE EIFFEL, MESMO ARQUITETO DA TORRE EIFFEL
A ESTÁTUA, QUE TEM ALTURA TOTAL 92,9M, SENDO 46,9M CORRESPONDENDO À ALTURA DA BASE E 46M À ALTURA DA ESTÁTUA PROPRIAMENTE DITA, FOI UM PRESENTE DADO POR NAPOLEÃO III, COMO UMA FORMA DE PREMIAÇÃO AOS ESTADOS UNIDOS, APÓS UMA VITÓRIA EM BATALHA TRAVADA CONTRA A INGLATERRA

A ESTÁTUA FOI MONTADA EM SOLO FRANCÊS E FICOU PRONTA EM 1884, SENDO ENTÃO DESMONTADA E ENVIADA PARA OS EUA EM NAVIOS, PARA SER REMONTADA EM SEU LUGAR DEFINITIVO. A CONSTRUÇÃO DO PEDESTAL QUE SERVE COMO BASE DO MONUMENTO FICOU A CARGO DOS NORTE-AMERICANOS. EM 28 DE OUTUBRO DE 1886, MILHARES DE PESSOAS ACOMPANHARAM A CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO.
FUNCIONOU COMO FAROL DE 1886 A 1902, TENDO SIDO PIONEIRO NA UTILIZAÇÃO ELÉTRICA DENTRE OS FARÓIS, TENDO EM VISTA QUE ATÉ ENTÃO UTILIZAVAM-SE TOCHAS NO LUGAR DE LÂMPADAS ELÉTRICAS.
INICIALMENTE OS VISITANTES PODIAM SUBIR POR ESCADAS ATÉ A TOCHA DA ESTÁTUA, ENTRETANTO EM 1916, DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, HOUVE UM ATO DE SABOTAGEM COORDENADO PELO GOVERNO ALEMÃO QUE DANIFICOU A TOCHA E UM PEDAÇO DO VESTIDO DA ESTÁTUA. APÓS O EPISÓDIO, QUE FICOU CONHECIDO COMO "EXPLOSÃO BLACK TOM", NÃO FOI MAIS PERMITIDA A VISITAÇÃO DA TOCHA.

A ESTÁTUA MEDE 46,50 METROS (92,99 METROS CONTANDO O PEDESTAL). O NARIZ MEDE 1,37 METROS. O CONJUNTO PESA UM TOTAL DE 24.635 TONELADAS, DAS QUAIS 28 TONELADAS SÃO COBRE, 113 TONELADAS SÃO AÇO, E 24.493 TONELADAS DE CIMENTO NO PEDESTAL. COM AS SUAS 24.635 TONELADAS, É ACTUALMENTE A ESTÁTUA MAIS PESADA DO MUNDO, SEGUNDO O GUINESS. FICOU ENTRE OS SEMI-FINALISTAS DO CONCURSO DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO.
SÃO 167 DEGRAUS DE ENTRADA ATÉ O TOPO DO PEDESTAL, MAIS 168 ATÉ A CABEÇA E POR FIM OUTROS 54 DEGRAUS LEVAM ATÉ A TOCHA, O QUE, SOMADOS, CONSISTEM EM UM TOTAL DE 389 DEGRAUS. POR TER SIDO CONSTRUÍDA EM COBRE, ORIGINALMENTE A ESTÁTUA APRESENTAVA COLORAÇÃO DOURADA. ENTRETANTO, DEVIDO A UMA SÉRIE DE REAÇÕES QUÍMICAS CONHECIDA COMO PATINAÇÃO, SAIS DE COBRE FORAM FORMADOS SOBRE SUA SUPERFÍCIE, O QUE LHE CONFERIU A ATUAL TONALIDADE VERDE-AZULADA. REGISTROS HISTÓRICOS NÃO FAZEM QUALQUER MENÇÃO DA FONTE DO COBRE USADO NA ESTÁTUA DA LIBERDADE, MAS SUSPEITA-SE QUE SEJAM PROVENIENTES DA NORUEGA.
ANTIGAMENTE A FRASE ESCRITA NO PEDESTAL ERA:
VENHAM A MIM AS MULTIDÕES EXAUSTAS, POBRES E CONFUSAS ANSIOSAS PELA LIBERDADE. VENHAM A MIM OS DESABRIGADOS, OS QUE ESTÃO SOB A TEMPESTADE... EU GUIO-OS COM A MINHA TOCHA. (EMMA LAZARUS, 1875)
(fonte: Wikipédia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.