Pular para o conteúdo principal

MACHU PICCHU / CIDADE PERDIDA DOS INCAS





MACHU PICCHU (EM QUÍCHUA MACHU PIKCHU, "VELHA MONTANHA"), TAMBÉM CHAMADA "CIDADE PERDIDA DOS INCAS". 
É UMA CIDADE PRÉ-COLOMBIANA BEM CONSERVADA, LOCALIZADA NO TOPO DE UMA MONTANHA, A 2400 METROS DE ALTITUDE, NO VALE DO RIO URUBAMBA, ATUAL PERU. FOI CONSTRUÍDA NO SÉCULO XV, SOB AS ORDENS DE PACHACUTI. O LOCAL É, PROVAVELMENTE, O SÍMBOLO MAIS TÍPICO DO IMPÉRIO INCA
CONSTA DE DUAS GRANDES ÁREAS:
A AGRÍCOLA FORMADA PRINCIPALMENTE POR TERRAÇOS E RECINTOS DE ARMAZENAGEM DE ALIMENTOS; 
E A OUTRA URBANA, NA QUAL SE DESTACA A ZONA SAGRADA COM TEMPLOS, PRAÇAS E MAUSOLÉUS REAIS.
A DISPOSIÇÃO DOS PRÉDIOS, A EXCELÊNCIA DO TRABALHO E O GRANDE NÚMERO DE TERRAÇOS PARA AGRICULTURA SÃO IMPRESSIONANTES, DESTACANDO A GRANDE CAPACIDADE DAQUELA SOCIEDADE. NO MEIO DAS MONTANHAS, OS TEMPLOS, CASAS E CEMITÉRIOS ESTÃO DISTRIBUÍDOS DE MANEIRA ORGANIZADA, ABRINDO RUAS E APROVEITANDO O ESPAÇO COM ESCADARIAS. SEGUNDO A HISTÓRICA INCA, TUDO PLANEJADO PARA A PASSAGEM DO DEUS SOL.
O LUGAR FOI ELEVADO À CATEGORIA DE PATRIMÓNIO MUNDIAL DA UNESCO, TENDO SIDO ALVO DE PREOCUPAÇÕES DEVIDO À INTERAÇÃO COM O TURISMO POR SER UM DOS PONTOS HISTÓRICOS MAIS VISITADOS DO PERU.
HÁ DIVERSAS TEORIAS SOBRE A FUNÇÃO DE MACHU PICCHU, E A MAIS ACEITA AFIRMA QUE FOI UM ASSENTAMENTO CONSTRUÍDO COM O OBJETIVO DE SUPERVISIONAR A ECONOMIA DAS REGIÕES CONQUISTADAS E COM O PROPÓSITO SECRETO DE REFUGIAR O SOBERANO INCA E SEU SÉQUITO MAIS PRÓXIMO, NO CASO DE ATAQUE.
MACHU PICCHU SE ENCONTRA A 13º 9' 47" DE LATITUDE SUL E 72º 32' 44" DE LONGITUDE OESTE. FAZ PARTE DO DISTRITO DE MESMO NOME, NA PROVÍNCIA DE URUBAMBA, NO DEPARTAMENTO DE CUSCO, NO PERU. A CIDADE IMPORTANTE MAIS PRÓXIMA É CUSCO, ATUAL CAPITAL REGIONAL E ANTIGA CAPITAL DOS INCAS, A 130 QUILÔMETROS DALI.
A 2400 METROS DE ALTITUDE, MACHU PICCHU ESTÁ SITUADA NO ALTO DE UMA MONTANHA, CERCADA POR OUTRAS MONTANHAS E CIRCUNDADA PELO RIO URUBAMBA, O QUE LHE PROPORCIONA UMA ATMOSFERA ÚNICA DE SEGURANÇA E BELEZA
(fonte: Wikipédia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.