Pular para o conteúdo principal

MACHU PICCHU / CIDADE PERDIDA DOS INCAS





MACHU PICCHU (EM QUÍCHUA MACHU PIKCHU, "VELHA MONTANHA"), TAMBÉM CHAMADA "CIDADE PERDIDA DOS INCAS". 
É UMA CIDADE PRÉ-COLOMBIANA BEM CONSERVADA, LOCALIZADA NO TOPO DE UMA MONTANHA, A 2400 METROS DE ALTITUDE, NO VALE DO RIO URUBAMBA, ATUAL PERU. FOI CONSTRUÍDA NO SÉCULO XV, SOB AS ORDENS DE PACHACUTI. O LOCAL É, PROVAVELMENTE, O SÍMBOLO MAIS TÍPICO DO IMPÉRIO INCA
CONSTA DE DUAS GRANDES ÁREAS:
A AGRÍCOLA FORMADA PRINCIPALMENTE POR TERRAÇOS E RECINTOS DE ARMAZENAGEM DE ALIMENTOS; 
E A OUTRA URBANA, NA QUAL SE DESTACA A ZONA SAGRADA COM TEMPLOS, PRAÇAS E MAUSOLÉUS REAIS.
A DISPOSIÇÃO DOS PRÉDIOS, A EXCELÊNCIA DO TRABALHO E O GRANDE NÚMERO DE TERRAÇOS PARA AGRICULTURA SÃO IMPRESSIONANTES, DESTACANDO A GRANDE CAPACIDADE DAQUELA SOCIEDADE. NO MEIO DAS MONTANHAS, OS TEMPLOS, CASAS E CEMITÉRIOS ESTÃO DISTRIBUÍDOS DE MANEIRA ORGANIZADA, ABRINDO RUAS E APROVEITANDO O ESPAÇO COM ESCADARIAS. SEGUNDO A HISTÓRICA INCA, TUDO PLANEJADO PARA A PASSAGEM DO DEUS SOL.
O LUGAR FOI ELEVADO À CATEGORIA DE PATRIMÓNIO MUNDIAL DA UNESCO, TENDO SIDO ALVO DE PREOCUPAÇÕES DEVIDO À INTERAÇÃO COM O TURISMO POR SER UM DOS PONTOS HISTÓRICOS MAIS VISITADOS DO PERU.
HÁ DIVERSAS TEORIAS SOBRE A FUNÇÃO DE MACHU PICCHU, E A MAIS ACEITA AFIRMA QUE FOI UM ASSENTAMENTO CONSTRUÍDO COM O OBJETIVO DE SUPERVISIONAR A ECONOMIA DAS REGIÕES CONQUISTADAS E COM O PROPÓSITO SECRETO DE REFUGIAR O SOBERANO INCA E SEU SÉQUITO MAIS PRÓXIMO, NO CASO DE ATAQUE.
MACHU PICCHU SE ENCONTRA A 13º 9' 47" DE LATITUDE SUL E 72º 32' 44" DE LONGITUDE OESTE. FAZ PARTE DO DISTRITO DE MESMO NOME, NA PROVÍNCIA DE URUBAMBA, NO DEPARTAMENTO DE CUSCO, NO PERU. A CIDADE IMPORTANTE MAIS PRÓXIMA É CUSCO, ATUAL CAPITAL REGIONAL E ANTIGA CAPITAL DOS INCAS, A 130 QUILÔMETROS DALI.
A 2400 METROS DE ALTITUDE, MACHU PICCHU ESTÁ SITUADA NO ALTO DE UMA MONTANHA, CERCADA POR OUTRAS MONTANHAS E CIRCUNDADA PELO RIO URUBAMBA, O QUE LHE PROPORCIONA UMA ATMOSFERA ÚNICA DE SEGURANÇA E BELEZA
(fonte: Wikipédia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, MALDONADO, URUGUAI - Com mais de 36 anos para ser construída, feita pelo escultor Carlos Paéz Vilaró com as suas próprias mãos, com uma arquitetura única e inigualável, eh universalmente chamada "escultura para habitar"

CONHEÇA A "CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica.
Um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos no Uruguai é a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, na região da badalada Punta del Este, perto da Plaza de las Grutas. A Casapuelbo foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua residência de verão. Villaró inaugurou a Casapueblo em 1960 em estilo semelhante as edificações da costa mediterrânica de Santorini. Para quem estiver pro…