Pular para o conteúdo principal

PALÁCIO DE VERSALHES / VERSALHES - FRANÇA












foto - ?
O PALÁCIO DE VERSALHES (EM FRANCÊS: CHATEAU DE VERSAILLES) É UM CASTELO REAL LOCALIZADO NA CIDADE DE VERSALHES, UMA ALDEIA RURAL À ÉPOCA DE SUA CONSTRUÇÃO, MAS ATUALMENTE UM SUBÚRBIO DE PARIS. 
foto - ?
DESDE 1682, QUANDO LUÍS XIV SE MUDOU DE PARIS, ATÉ A FAMÍLIA REAL SER FORÇADA A VOLTAR À CAPITAL EM 1789, A CORTE DE VERSALHES FOI O CENTRO DO PODER DO ANTIGO REGIME NA FRANÇA.
EM 1660, DE ACORDO COM OS PODERES REAIS DOS CONSELHEIROS QUE GOVERNARAM A FRANÇA DURANTE A MENORIDADE DE LUÍS XIV, FOI PROCURADO UM LOCAL PRÓXIMO DE PARIS MAS SUFICIENTEMENTE AFASTADO DOS TUMULTOS E DOENÇAS DA CIDADE APINHADA. 
foto - ?
PARIS CRESCERA NAS DESORDENS DA GUERRA CIVIL ENTRE AS FACÇÕES RIVAIS DE ARISTOCRATAS, CHAMADA DE FRONDE. O MONARCA QUERIA UM LOCAL ONDE PUDESSE ORGANIZAR E CONTROLAR COMPLETAMENTE UM GOVERNO DA FRANÇA POR UM GOVERNANTE ABSOLUTO. 
foto - ?
RESOLVEU ASSENTAR NO PAVILHÃO DE CAÇA DE VERSALHES, E AO LONGO DAS DÉCADAS SEGUINTES EXPANDIU-O ATÉ TORNÁ-LO NO MAIOR PALÁCIO DO MUNDO. VERSALHES É FAMOSO NÃO SÓ PELO EDIFÍCIO, MAS COMO SÍMBOLO DA MONARQUIA ABSOLUTA, A QUAL LUÍS XIV SUSTENTOU.
foto - ?
CONSIDERADO UM DOS MAIORES DO MUNDO, O PALÁCIO DE VERSALHES POSSUI 2.153 JANELAS, 67 ESCADAS, 352 CHAMINÉS, 700 QUARTOS, 1.250 LAREIRAS E 700 HECTARES DE PARQUE. É UM DOS PONTOS TURÍSTICOS MAIS VISITADOS DE FRANÇA, RECEBE EM MÉDIA OITO MILHÕES DE TURISTAS POR ANO E FICA A TRÊS QUARTEIRÕES DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA. CONSTRUÍDO PELO REI LUÍS XIV, O "REI SOL", A PARTIR DE 1664, FOI POR MAIS DE UM SÉCULO MODELO DE RESIDÊNCIA REAL NA EUROPA, E POR MUITAS VEZES FOI COPIADO.
foto - ?
INCUMBIDO DA TAREFA DE TRANSFORMAR O QUE ERA O PAVILHÃO DE CAÇA DE LUÍS XIII, NO MAIS OPULENTO PALÁCIO DA EUROPA, O ARQUITETO LOUIS LE VAU REUNIU CENTENAS DE TRABALHADORES E COMEÇOU A CONSTRUIR UM NOVO EDIFÍCIO AO LADO DO JÁ EXISTENTE. FORAM ASSIM REALIZADAS SUCESSIVAS AMPLIAÇÕES - APARTAMENTOS REAIS, COZINHAS E ESTÁBULOS - QUE FORMARAM O PÁTIO REAL.
LE VAU, NÃO CONCLUI AS OBRAS. APÓS SUA MORTE JULES HARDOUIN-MANSART TORNOU-SE, EM 1678, O ARQUITETO RESPONSÁVEL POR DAR CONTINUIDADE AO PROJETO DE EXPANSÃO DO PALÁCIO. FOI QUEM CONSTRUIU O LARANJAL, O GRANDE TRIANON, AS ALAS NORTE E SUL DO PALÁCIO, A CAPELA E A GALERIA DE ESPELHOS (ONDE FOI RATIFICADO, EM 1919, O TRATADO DE VERSALHES). A ÚLTIMA, TRATA-SE DE UMA SALA COM 73M DE COMPRIMENTO, 12,30M DE ALTURA E ILUMINADA POR DEZESSETE JANELAS QUE TÊM A SUA FRENTE, ESPELHOS QUE REFLETEM A VISTA DOS JARDINS.
foto - ?
EM 1837 O CASTELO FOI TRANSFORMADO EM MUSEU DE HISTÓRIA. O PALÁCIO ESTÁ CERCADO POR UMA GRANDE ÁREA DE JARDINS, UMA SÉRIE DE PLATAFORMAS SIMÉTRICAS COM CANTEIROS, ESTÁTUAS, VASOS E FONTES TRABALHADOS, PROJETADOS POR ANDRÉ LE NÔTRE. COMO O PARQUE É GRANDE, UM TREM ENVIDRAÇADO FAZ UM PASSEIO ENTRE OS MONUMENTOS.

(fonte: Wikipédia)
APAIXONE-SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.