Pular para o conteúdo principal

TORRE EIFFEL / ÍCONE FRANÇES



A TORRE EIFFEL (EM FRANCÊS: TOUR EIFFEL, /TUʀ ƐFƐL/)
É UMA TORRE TRELIÇA DE FERRO DO SÉCULO XIX LOCALIZADA NO CHAMP DE MARS, EM PARIS, QUE SE TORNOU UM ÍCONE MUNDIAL DA FRANÇA E UMA DAS ESTRUTURAS MAIS RECONHECIDAS NO MUNDO.
A TORRE EIFFEL, QUE É O EDIFÍCIO MAIS ALTO DE PARIS, É O MONUMENTO PAGO MAIS VISITADO DO MUNDO, MILHÕES DE PESSOAS SOBEM À TORRE CADA ANO. NOMEADA APÓS O SEU PROJETISTA, O ENGENHEIRO GUSTAVE EIFFEL, A TORRE FOI CONSTRUÍDA COMO O ARCO DE ENTRADA DA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE 1889.
A TORRE POSSUI 324 METROS DE ALTURA. FOI A ESTRUTURA MAIS ALTA DO MUNDO DESDE A SUA CONCLUSÃO ATÉ 1930, QUANDO PERDEU O POSTO PARA O CHRYSLER BUILDING, EM NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. NÃO INCLUINDO AS ANTENAS DE TRANSMISSÃO, A TORRE É A SEGUNDA ESTRUTURA MAIS ALTA DA FRANÇA, ATRÁS APENAS DO VIADUTO DE MILLAU, CONCLUÍDO EM 2004. A TORRE TEM TRÊS NÍVEIS PARA OS VISITANTES. OS INGRESSOS PODEM SER ADQUIRIDOS NAS ESCADAS OU ELEVADORES DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO NÍVEL. A CAMINHADA PARA O PRIMEIRO NÍVEL É SUPERIOR A 300 DEGRAUS. O TERCEIRO E MAIS ALTO NÍVEL SÓ É ACESSÍVEL POR ELEVADOR.
DO PRIMEIRO ANDAR VÊ-SE A CIDADE INTEIRA, TEM SANITÁRIOS E VÁRIAS LOJAS E O SEGUNDO NÍVEL TEM UM RESTAURANTE. APESAR DE TER TRÊS NÍVEIS SÓ SE PODE IR ATÉ AO SEGUNDO NÍVEL.
A TORRE TORNOU-SE O SÍMBOLO MAIS PROEMINENTE DE PARIS E DA FRANÇA. A TORRE É UMA PARTE DO CENÁRIO CARACTERIZADO EM DEZENAS DE FILMES QUE SE PASSAM EM PARIS. SEU ESTATUTO DE ÍCONE É TÃO DETERMINADO QUE AINDA SERVE COMO UM SÍMBOLO PARA TODO O PAÍS, COMO QUANDO ELA FOI USADA COMO O LOGOTIPO DA CANDIDATURA FRANCESA PARA SEDIAR OS JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO DE 1992.
INAUGURADA EM 31 DE MARÇO DE 1889, A TORRE EIFFEL FOI CONSTRUÍDA PARA HONRAR O CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA. ERA PARA SER UMA ESTRUTURA TEMPORÁRIA, MAS TOMOU-SE A DECISÃO DE NÃO DESMONTÁ-LA. O GOVERNO DA FRANÇA PLANEJOU UMA EXPOSIÇÃO MUNDIAL E ANUNCIOU UMA COMPETIÇÃO DE DESIGN ARQUITETÔNICO PARA UM MONUMENTO QUE SERIA CONSTRUÍDO NO CAMPO DE MARTE, NO CENTRO DE PARIS. MAIS DE CEM DESIGNS FORAM SUBMETIDOS AO CONCURSO. O COMITÊ DO CENTENÁRIO ESCOLHEU O PROJETO DO ENGENHEIRO GUSTAVE EIFFEL (1832-1923), DE QUEM HERDARIA O NOME.
EIFFEL, UM NOTÁVEL CONSTRUTOR DE PONTES, ERA MESTRE NAS CONSTRUÇÕES METÁLICAS E HAVIA DESENHADO A ARMAÇÃO DA ESTÁTUA DA LIBERDADE, ERGUIDA POUCO ANTES NO PORTO DE NOVA IORQUE. QUANDO O CONTRATO DE VINTE ANOS DO TERRENO DA EXPOSIÇÃO MUNDIAL (DE 1889) EXPIROU, EM 1909, A TORRE EIFFEL QUASE FOI DEMOLIDA, MAS O SEU VALOR COMO UMA ANTENA DE TRANSMISSÃO DE RÁDIO A SALVOU. OS ÚLTIMOS VINTE METROS DA TORRE CORRESPONDEM À ANTENA DE RÁDIO QUE FOI ADICIONADA POSTERIORMENTE.

AO TODO, DESDE A ABERTURA, JÁ RECEBEU UM TOTAL DE 244 000 000 DE VISITANTES.
ATUALMENTE, A TORRE É VISITADA ANUALMENTE POR 6 900 000 DE PESSOAS.

(fonte: Wikipédia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, MALDONADO, URUGUAI - Com mais de 36 anos para ser construída, feita pelo escultor Carlos Paéz Vilaró com as suas próprias mãos, com uma arquitetura única e inigualável, eh universalmente chamada "escultura para habitar"

CONHEÇA A "CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica.
Um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos no Uruguai é a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, na região da badalada Punta del Este, perto da Plaza de las Grutas. A Casapuelbo foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua residência de verão. Villaró inaugurou a Casapueblo em 1960 em estilo semelhante as edificações da costa mediterrânica de Santorini. Para quem estiver pro…