Pular para o conteúdo principal

TORRE EIFFEL / ÍCONE FRANÇES



A TORRE EIFFEL (EM FRANCÊS: TOUR EIFFEL, /TUʀ ƐFƐL/)
É UMA TORRE TRELIÇA DE FERRO DO SÉCULO XIX LOCALIZADA NO CHAMP DE MARS, EM PARIS, QUE SE TORNOU UM ÍCONE MUNDIAL DA FRANÇA E UMA DAS ESTRUTURAS MAIS RECONHECIDAS NO MUNDO.
A TORRE EIFFEL, QUE É O EDIFÍCIO MAIS ALTO DE PARIS, É O MONUMENTO PAGO MAIS VISITADO DO MUNDO, MILHÕES DE PESSOAS SOBEM À TORRE CADA ANO. NOMEADA APÓS O SEU PROJETISTA, O ENGENHEIRO GUSTAVE EIFFEL, A TORRE FOI CONSTRUÍDA COMO O ARCO DE ENTRADA DA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE 1889.
A TORRE POSSUI 324 METROS DE ALTURA. FOI A ESTRUTURA MAIS ALTA DO MUNDO DESDE A SUA CONCLUSÃO ATÉ 1930, QUANDO PERDEU O POSTO PARA O CHRYSLER BUILDING, EM NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. NÃO INCLUINDO AS ANTENAS DE TRANSMISSÃO, A TORRE É A SEGUNDA ESTRUTURA MAIS ALTA DA FRANÇA, ATRÁS APENAS DO VIADUTO DE MILLAU, CONCLUÍDO EM 2004. A TORRE TEM TRÊS NÍVEIS PARA OS VISITANTES. OS INGRESSOS PODEM SER ADQUIRIDOS NAS ESCADAS OU ELEVADORES DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO NÍVEL. A CAMINHADA PARA O PRIMEIRO NÍVEL É SUPERIOR A 300 DEGRAUS. O TERCEIRO E MAIS ALTO NÍVEL SÓ É ACESSÍVEL POR ELEVADOR.
DO PRIMEIRO ANDAR VÊ-SE A CIDADE INTEIRA, TEM SANITÁRIOS E VÁRIAS LOJAS E O SEGUNDO NÍVEL TEM UM RESTAURANTE. APESAR DE TER TRÊS NÍVEIS SÓ SE PODE IR ATÉ AO SEGUNDO NÍVEL.
A TORRE TORNOU-SE O SÍMBOLO MAIS PROEMINENTE DE PARIS E DA FRANÇA. A TORRE É UMA PARTE DO CENÁRIO CARACTERIZADO EM DEZENAS DE FILMES QUE SE PASSAM EM PARIS. SEU ESTATUTO DE ÍCONE É TÃO DETERMINADO QUE AINDA SERVE COMO UM SÍMBOLO PARA TODO O PAÍS, COMO QUANDO ELA FOI USADA COMO O LOGOTIPO DA CANDIDATURA FRANCESA PARA SEDIAR OS JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO DE 1992.
INAUGURADA EM 31 DE MARÇO DE 1889, A TORRE EIFFEL FOI CONSTRUÍDA PARA HONRAR O CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA. ERA PARA SER UMA ESTRUTURA TEMPORÁRIA, MAS TOMOU-SE A DECISÃO DE NÃO DESMONTÁ-LA. O GOVERNO DA FRANÇA PLANEJOU UMA EXPOSIÇÃO MUNDIAL E ANUNCIOU UMA COMPETIÇÃO DE DESIGN ARQUITETÔNICO PARA UM MONUMENTO QUE SERIA CONSTRUÍDO NO CAMPO DE MARTE, NO CENTRO DE PARIS. MAIS DE CEM DESIGNS FORAM SUBMETIDOS AO CONCURSO. O COMITÊ DO CENTENÁRIO ESCOLHEU O PROJETO DO ENGENHEIRO GUSTAVE EIFFEL (1832-1923), DE QUEM HERDARIA O NOME.
EIFFEL, UM NOTÁVEL CONSTRUTOR DE PONTES, ERA MESTRE NAS CONSTRUÇÕES METÁLICAS E HAVIA DESENHADO A ARMAÇÃO DA ESTÁTUA DA LIBERDADE, ERGUIDA POUCO ANTES NO PORTO DE NOVA IORQUE. QUANDO O CONTRATO DE VINTE ANOS DO TERRENO DA EXPOSIÇÃO MUNDIAL (DE 1889) EXPIROU, EM 1909, A TORRE EIFFEL QUASE FOI DEMOLIDA, MAS O SEU VALOR COMO UMA ANTENA DE TRANSMISSÃO DE RÁDIO A SALVOU. OS ÚLTIMOS VINTE METROS DA TORRE CORRESPONDEM À ANTENA DE RÁDIO QUE FOI ADICIONADA POSTERIORMENTE.

AO TODO, DESDE A ABERTURA, JÁ RECEBEU UM TOTAL DE 244 000 000 DE VISITANTES.
ATUALMENTE, A TORRE É VISITADA ANUALMENTE POR 6 900 000 DE PESSOAS.

(fonte: Wikipédia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.