Pular para o conteúdo principal

BIBLIOTECA MARCIANA / LIBRERIA MARCIANA

A BIBLIOTECA NAZIONALE MARCIANA (OU SEJA, A BIBLIOTECA DE SÃO MARCOS, PADROEIRO DE VENEZA)
É A MAIS IMPORTANTE BIBLIOTECA DE VENEZA E UMA DAS MAIORES DE ITÁLIA. CONTÉM UMA DAS MAIS RICAS COLECÇÕES DE MANUSCRITOS DO MUNDO.
É CONHECIDA EM ITALIANO SOB OS NOMES ALTERNATIVOS DE BIBLIOTECA DI SAN MARCO, LIBRERIA MARCIANA, LIBRERIA SANSOVINIANA, LIBRERIA VECCHIA, LIBRERIA DI SAN MARCO OU SIMPLESMENTE LA MARCIANA.
OCUPA PARTE DOS EDIFÍCIOS DA PRAÇA DE SÃO MARCOS NA PIAZZETTA DEI LEONCINI, NA MARGEM DO GRANDE CANAL DE VENEZA.
EM 1362 PETRARCA PROPÔS QUE FOSSE CRIADA UMA BIBLIOTECA PÚBLICA EM VENEZA. O PROJETO NÃO SE REALIZOU, MAS O POETA LEGOU A SUA BIBLIOTECA PESSOAL À CIDADE (HOJE ESTÁ CONSERVADA NA "MARCIANA").
O PRIMEIRO PASSO PARA A BIBLIOTECA PÚBLICA DATA DA DOAÇÃO DO CARDEAL BESSARION, QUE ENTREGOU OS SEUS LIVROS À REPÚBLICA DE VENEZA AD COMMUNEM HOMINUM UTILITATEM (EM 31 DE MAIO DE 1468): 746 MANUSCRITOS DOS QUAIS 482 EM GREGO E 246 EM LATIM, AOS QUAIS SE JUNTARAM 250 OUTROS MANUSCRITOS APÓS A MORTE DO DOADOR.
A BIBLIOTECA VIU AS SUAS COLECÇÕES ENRIQUECEREM GRAÇAS A INÚMERAS DOAÇÕES E LEGADOS, BEM COMO POR INCORPORAÇÃO DE OUTRAS BIBLIOTECAS DA CIDADE E DA REPÚBLICA.
UMA IMPORTANTE PARTE DAS OBRAS PROVÉM DE CONSTANTINOPLA, DEPOIS DA CIDADE TER SIDO TOMADA PELOS OTOMANOS: ISTO FEZ DE VENEZA O PRINCIPAL CENTRO DE ESTUDO DOS CLÁSSICOS GREGOS, O QUE ATRAIU NUMEROSOS HUMANISTAS. UM CERTO NÚMERO REUNIA-SE EM VOLTA DE ALDE MANUCE NA ACADEMIA ALDINA.
EM 1603, UMA LEI ENTROU EM VIGOR, IMPONDO A TODOS OS IMPRESSORES DE VENEZA O DEPÓSITO DE UMA CÓPIA DE CADA OBRA À MARCIANA. ESTA ÚLTIMA TORNA-SE ASSIM A BIBLIOTECA CENTRAL DA REPÚBLICA.
DEPOIS DA QUEDA DA REPÚBLICA, AS COLEÇÕES DOS ESTABELECIMENTOS RELIGIOSOS, SUPRIMIDAS POR NAPOLEÃO FORAM PARA A MARCIANA.
A BIBLIOTECA TEM HOJE O ESTATUTO DE BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO. AS SUAS COLECÇÕES INCLUEM:
  • 1.000.000 DE OBRAS IMPRESSAS ANTIGAS E MODERNAS
  • 2.283 INCUNÁBULOS
  • 13.000 MANUSCRITOS
  • 24.055 LIVROS DO SÉCULO XVI
AS OBRAS MAIS CONHECIDAS SÃO DOIS CÓDICES DA ILÍADA, O HOMERUS VENETUS A (SÉCULO X) E O HOMERUS VENETUS B (SÉCULO XI). ENCONTRA-SE IGUALMENTE NA MARCIANA A CHRONOLOGIA MAGNA DE FRA PAOLINO, MANUSCRITO DE PLÍNIO, CÓPIA DE 1481 QUE PERTENCEU A GIOVANNI PICO DELLA MIRANDOLA, UM EXEMPLAR DO PRIMEIRO LIVRO IMPRESSO EM VENEZA, NUMEROSAS EDIÇÕES ALDINAS, UMA RICA COLEÇÃO DE CARTAS E DE ATLAS (INCLUINDO UMA CÓPIA DO MAPA-MÚNDI DE FRA MAURO), DENTRE OUTROS

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.