Pular para o conteúdo principal

CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN

O CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN (EM ALEMÃO, SCHLOSS NEUSCHWANSTEIN
É UM PALÁCIO ALEMÃO CONSTRUÍDO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, PERTO DAS CIDADES DE HOHENSCHWANGAU E FÜSSEN, NO SUDOESTE DA BAVIERA, A ESCASSAS DEZENAS DE QUILÓMETROS DA FRONTEIRA COM A ÁUSTRIA.
FOI CONSTRUÍDO POR LUÍS II DA BAVIERA NO SÉCULO XIX, INSPIRADO NA OBRA DE SEU AMIGO E PROTEGIDO, O GRANDE COMPOSITOR RICHARD WAGNER. 
A ARQUITETURA DO CASTELO POSSUI UM ESTILO FANTÁSTICO, O QUAL SERVIU DE INSPIRAÇÃO AO "CASTELO DA BELA ADORMECIDA", SÍMBOLO DOS ESTÚDIOS DISNEY. APESAR DE NÃO SER PERMITIDO FOTOGRAFAR O SEU INTERIOR, É UM DOS EDIFÍCIOS MAIS FOTOGRAFADOS DA ALEMANHA E UM DOS MAIS POPULARES DESTINOS TURÍSTICOS EUROPEUS, ALÉM DE TAMBÉM SER CONSIDERADO O "CARTÃO POSTAL" DAQUELE PAÍS. 
O NOME NEUSCHWANSTEIN É UMA REFERÊNCIA AO "CAVALEIRO DO CISNE", LOHENGRIN, DA ÓPERA COM O MESMO NOME.
 CURIOSIDADES
 
O COMPLEXO DO CASTELO ESTENDE-SE POR 6.000 METROS QUADRADOSARTICULADOS EM QUATRO ANDARES E NUMEROSAS TORRES, COM UMA ALTURA QUE ATINGE OS 80 METROS.
  •  O CASTELO PODE SER CONSIDERADO COMO UM MONUMENTO DEDICADO A RICHARD WAGNER, O QUAL LUÍS II DA BAVIERA ADMIRAVA MUITO. DE FATO, MUITAS DAS SUAS SALAS SÃO INSPIRADAS EM ÓPERAS DO COMPOSITOR ALEMÃO.
  • LUÍS II DA BAVIERA EMPENHOU TODO O SEU PATRIMÓNIO NA CONSTRUÇÃO DO CASTELO, SUPEINTENDENDO OS TRABALHOS; NO ENTANTO HABITOU DURANTE MUITO POUCO TEMPO NESTA RESIDÊNCIA.
  • LUÍS II OBSERVOU O AVANÇO DOS TRABALHOS DIRETAMENTE DO CASTELO ONDE PASSOU A INFÂNCIA, O VIZINHO CASTELO DE HOHENSCHWANGAU.
  • A SALA DO TRONO NÃO TEM TRONO: ISTO PORQUE NA AUSENCIA DE LUIS II ANTES QUE O TRONO FICASSE COMPLETO, NÃO HAVIA NECESSIDADE DO MESMO SER COLOCADO NO SEU LUGAR.
  • UMA DAS SALAS DO CASTELO REPRODUZ, DE MANEIRA MUITO REALISTA, UMA GRUTA COM MUITAS ESTALACTITES E ESTALAGMITES, A QUAL POSSUIU UMA CASCATA DURANTE O REINADO DE LUÍS II.
  • LUÍS II, RECEANDO OS DANOS, ORDENOU AO CURADOR DO CASTELO QUE INTERDITASSE AS VISITAS DOS CURIOSOS DEPOIS DA SUA MORTE. POUCAS SEMANAS DEPOIS DA MORTE DO SOBERANO, O CASTELO ABRIU AS SUAS PORTAS AOS VISITANTES. É ATUALMENTE UM DOS LUGARES MAIS VISITADOS DA ALEMANHA EM QUALQUER ESTAÇÃO DO ANO.
  • AFIRMA-SE QUE ESTE É O EDIFÍCIO MAIS FOTOGRAFADO DA ALEMANHA, E UM DOS DESTINOS TURÍSTICOS MAIS ATRATIVOS DO PAÍS.
  • AFIRMA-SE AINDA QUE ESTE VERDADEIRO CASTELO DE CONTOS DE FADAS DA BAVIERA TERÁ INSPIRADO O MODERNO CASTELO DA BELA ADORMECIDA NA DISNEYLÂNDIA, SÍMBOLO DA PRÓPRIA COMPANHIA WALT DISNEY.
  • ESTE CASTELO SERVIU DE MODELO NO ANIME CAVALEIROS DO ZODÍACO (SAINT SEIYA) COMO O CASTELO DO DEUS GREGO DO SUBMUNDO, HADES.
  • ESTE CASTELO TAMBÉM SERVIU DE FACHADA PARA A SERIE OS FEITICEIROS DE WAVERLY PLACE, ONDE SERIA A FAMOSA "FEITIÇO TEC".
  •  
  • fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…