Pular para o conteúdo principal

CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO



ESTA EH A CATEDRAL METROPOLITANA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO. MAIS CONHECIDA COMO "CATEDRAL DA SÉ.
A HISTÓRIA DA CATEDRAL DE SÃO PAULO COMEÇA EM 1589, QUANDO SE DECIDIU QUE UMA IGREJA PRINCIPAL (MATRIZ) SERIA CONSTRUÍDA NA PEQUENA VILA DE SÃO PAULO DE PIRATININGA. ESTA IGREJA, SITUADA NO LOCAL DA CATEDRAL ATUAL, FOI TERMINADA EM TORNO DE 1616.
SÃO PAULO TRANSFORMOU-SE EM SEDE DE DIOCESE EM 1745, E A PARTIR DESSA DATA A ANTIGA IGREJA FOI DEMOLIDA E SUBSTITUÍDA POR UMA NOVA, CONSTRUÍDA EM ESTILO BARROCO, TERMINADA EM TORNO DE 1764. ESTA MODESTA IGREJA SERIA A CATEDRAL DE SÃO PAULO ATÉ 1911, QUANDO FOI DEMOLIDA.
A CATEDRAL ATUAL FOI CONSTRUÍDA POR INICIATIVA DE DOM DUARTE LEOPOLDO E SIVA, PRIMEIRO ARCEBISPO DE SÃO PAULO. OS TRABALHOS COMEÇARAM EM 1913 NO LOCAL DA CATEDRAL COLONIAL DEMOLIDA. O ARQUITETO RESPONSÁVEL FOI O ALEMÃO MAXIMILIAN EMIL HEHL, QUE PROJETOU UMA ENORME IGREJA EM ESTILO ECLÉTICO, POR POSSUIR VÁRIOS ELEMENTOS DE ESTILOS DISTINTOS, COMO A CÚPULA E O ARCO OGIVAL, MAS QUE PREDOMINA CLARAMENTE O NEOGÓTICO, INSPIRADA NAS GRANDES CATEDRAIS MEDIEVAIS EUROPEIAS.
TODOS OS MOSAICOS, ESCULTURAS E MOBILIÁRIO QUE COMPÕEM A IGREJA FORAM TRAZIDOS POR NAVIO DA ITÁLIA. ENTRETANTO, DEVIDO ÀS GUERRAS MUNDIAIS, HOUVE GRANDE DIFICULDADE PARA SE CONCLUIR A OBRA.
ASSIM, A INAUGURAÇÃO DA NOVA CATEDRAL OCORREU SOMENTE EM 1954, COM AS TORRES AINDA INACABADAS, MAS A TEMPO PARA A CELEBRAÇÃO DO QUARTO CENTENÁRIO DE SÃO PAULO, NO DIA 25 DE JANEIRO. AS TORRES FORAM TERMINADAS SOMENTE EM 1967
fonte - Wikipédia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.