Pular para o conteúdo principal

COLOSSO DE RODES / DEUS SOL



O COLOSSO DE RODES FOI UMA ESTÁTUA DE HÉLIOS(DEUS DO SOL NA MITOLOGIA ROMANA) CONSTRUÍDA ENTRE 292 A.C. E 280 A.C. PELO ESCULTOR CARÉS DE LINDOS.
A ESTÁTUA TINHA TRINTA METROS DE ALTURA, 70 TONELADAS E ERA FEITA DE BRONZE. TORNOU-SE UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO.
JÁ QUE O COLOSSO TINHA UM PÉ APOIADO EM CADA MARGEM DO CANAL QUE DAVA ACESSO AO PORTO, QUALQUER EMBARCAÇÃO QUE CHEGASSE À ILHA GREGA DE RODES, NO EGEU POR VOLTA DE 280 A.C. PASSARIA OBRIGATORIAMENTE SOB AS PERNAS DA ESTÁTUA DE HÉLIOS, PROTETOR DO LUGAR. COM 30 METROS DE ALTURA, TODA DE BRONZE E OCA, A ESTÁTUA COMEÇOU A SER ESCULPIDA EM 292 A.C. PELO ESCULTOR CARÉS, QUE A CONCLUIU DOZE ANOS DEPOIS. NA MÃO DIREITA DA ESTÁTUA HAVIA UM FAROL QUE ORIENTAVA AS EMBARCAÇÕES À NOITE. ERA UMA ESTÁTUA TÃO IMPONENTE QUE UM HOMEM DE ESTATURA NORMAL NÃO CONSEGUIRIA ABRAÇAR SEU POLEGAR.
Ruinas do possível local
O POVO DE RODES MANDOU CONSTRUIR O MONUMENTO PARA COMEMORAR A RETIRADA DAS TROPAS DO REI MACEDÓNIO DEMÉTRIO, QUE PROMOVERA UM LONGO CERCO À ILHA NA TENTATIVA DE CONQUISTÁ-LA. DEMÉTRIO ERA FILHO DO GENERAL ANTÍGONO, QUE HERDOU DE ALEXANDRE, UMA PARTE DO IMPÉRIO GREGO. O MATERIAL UTILIZADO NA ESCULTURA FOI OBTIDO DA FUNDIÇÃO DOS ARMAMENTOS QUE OS MACEDÔNIOS ALI ABANDONARAM.
Local onde estava o colosso de rodes
A ESTÁTUA FICOU EM PÉ POR APENAS 55 ANOS, QUANDO UM TERREMOTO ATIROU-A PARA O FUNDO DA BAÍA DE RODES, ONDE FICOU ESQUECIDA ATÉ À CHEGADA DOS ÁRABES, NO SÉCULO VII, POIS OS HABITANTES DE RODES NÃO O RECONSTRUÍRAM (ISSO DEVEU-SE AO FATO DE QUE ELES VISITARAM UM ORÁCULO
PRÓXIMO DALI, E ESSE RECOMENDOU-LHES NÃO RECONSTRUÍREM O COLOSSO). OS ÁRABES, ENTÃO, VENDERAM-NA COMO SUCATA. PARA TER-SE UMA IDEIA DO VOLUME DO MATERIAL, FORAM NECESSÁRIOS NOVECENTOS CAMELOS PARA O TRANSPORTAR. AQUELA ESTÁTUA, CONSIDERADA UMA OBRA MARAVILHOSA, LEVOU CARÉS A SUICIDAR-SE LOGO APÓS TÊ-LA TERMINADO, DESGOSTOSO COM O POUCO RECONHECIMENTO PÚBLICO.
RECENTEMENTE, EM 2008, UMA ARQUEÓLOGA ALEMÃ CONTESTOU A LOCALIZAÇÃO DA ESTÁTUA. BASEADA NA FALTA DE EVIDÊNCIAS SUBMERSAS DE FRAGMENTOS DA ESTÁTUA NA REGIÃO DO PORTO, A ARQUEÓLOGA SUPÔS QUE A ESTÁTUA ESTIVESSE TOTALMENTE EM TERRA FIRME, NUMA MONTANHA PRÓXIMA.

fonte - Wikipédia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, MALDONADO, URUGUAI - Com mais de 36 anos para ser construída, feita pelo escultor Carlos Paéz Vilaró com as suas próprias mãos, com uma arquitetura única e inigualável, eh universalmente chamada "escultura para habitar"

CONHEÇA A "CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica.
Um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos no Uruguai é a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, na região da badalada Punta del Este, perto da Plaza de las Grutas. A Casapuelbo foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua residência de verão. Villaró inaugurou a Casapueblo em 1960 em estilo semelhante as edificações da costa mediterrânica de Santorini. Para quem estiver pro…