Pular para o conteúdo principal

COLOSSO DE RODES / DEUS SOL



O COLOSSO DE RODES FOI UMA ESTÁTUA DE HÉLIOS(DEUS DO SOL NA MITOLOGIA ROMANA) CONSTRUÍDA ENTRE 292 A.C. E 280 A.C. PELO ESCULTOR CARÉS DE LINDOS.
A ESTÁTUA TINHA TRINTA METROS DE ALTURA, 70 TONELADAS E ERA FEITA DE BRONZE. TORNOU-SE UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO.
JÁ QUE O COLOSSO TINHA UM PÉ APOIADO EM CADA MARGEM DO CANAL QUE DAVA ACESSO AO PORTO, QUALQUER EMBARCAÇÃO QUE CHEGASSE À ILHA GREGA DE RODES, NO EGEU POR VOLTA DE 280 A.C. PASSARIA OBRIGATORIAMENTE SOB AS PERNAS DA ESTÁTUA DE HÉLIOS, PROTETOR DO LUGAR. COM 30 METROS DE ALTURA, TODA DE BRONZE E OCA, A ESTÁTUA COMEÇOU A SER ESCULPIDA EM 292 A.C. PELO ESCULTOR CARÉS, QUE A CONCLUIU DOZE ANOS DEPOIS. NA MÃO DIREITA DA ESTÁTUA HAVIA UM FAROL QUE ORIENTAVA AS EMBARCAÇÕES À NOITE. ERA UMA ESTÁTUA TÃO IMPONENTE QUE UM HOMEM DE ESTATURA NORMAL NÃO CONSEGUIRIA ABRAÇAR SEU POLEGAR.
Ruinas do possível local
O POVO DE RODES MANDOU CONSTRUIR O MONUMENTO PARA COMEMORAR A RETIRADA DAS TROPAS DO REI MACEDÓNIO DEMÉTRIO, QUE PROMOVERA UM LONGO CERCO À ILHA NA TENTATIVA DE CONQUISTÁ-LA. DEMÉTRIO ERA FILHO DO GENERAL ANTÍGONO, QUE HERDOU DE ALEXANDRE, UMA PARTE DO IMPÉRIO GREGO. O MATERIAL UTILIZADO NA ESCULTURA FOI OBTIDO DA FUNDIÇÃO DOS ARMAMENTOS QUE OS MACEDÔNIOS ALI ABANDONARAM.
Local onde estava o colosso de rodes
A ESTÁTUA FICOU EM PÉ POR APENAS 55 ANOS, QUANDO UM TERREMOTO ATIROU-A PARA O FUNDO DA BAÍA DE RODES, ONDE FICOU ESQUECIDA ATÉ À CHEGADA DOS ÁRABES, NO SÉCULO VII, POIS OS HABITANTES DE RODES NÃO O RECONSTRUÍRAM (ISSO DEVEU-SE AO FATO DE QUE ELES VISITARAM UM ORÁCULO
PRÓXIMO DALI, E ESSE RECOMENDOU-LHES NÃO RECONSTRUÍREM O COLOSSO). OS ÁRABES, ENTÃO, VENDERAM-NA COMO SUCATA. PARA TER-SE UMA IDEIA DO VOLUME DO MATERIAL, FORAM NECESSÁRIOS NOVECENTOS CAMELOS PARA O TRANSPORTAR. AQUELA ESTÁTUA, CONSIDERADA UMA OBRA MARAVILHOSA, LEVOU CARÉS A SUICIDAR-SE LOGO APÓS TÊ-LA TERMINADO, DESGOSTOSO COM O POUCO RECONHECIMENTO PÚBLICO.
RECENTEMENTE, EM 2008, UMA ARQUEÓLOGA ALEMÃ CONTESTOU A LOCALIZAÇÃO DA ESTÁTUA. BASEADA NA FALTA DE EVIDÊNCIAS SUBMERSAS DE FRAGMENTOS DA ESTÁTUA NA REGIÃO DO PORTO, A ARQUEÓLOGA SUPÔS QUE A ESTÁTUA ESTIVESSE TOTALMENTE EM TERRA FIRME, NUMA MONTANHA PRÓXIMA.

fonte - Wikipédia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

CATEDRAL DE SÃO NICOLAU

ST.NICHOLASNAVALCATEDRAL(NOME OFICIAL DA CATEDRAL-NAVAL DE SÃO NICOLAUEEPIFANIA) ÉUMA GRANDE IGREJAORTODOXANO ESTILODO BARROCO, LOCALIZADA EM SÃO PETERSBURGO,RÚSSIA.ELA PERTENCE ÀDIOCESEDE SÃO PETERSBURGODA RÚSSIA. A CATEDRAL FOI CONSTRUÍDAEM1753-1762PELO ARQUITETOSAVVACHEVAKINSKYCOMO UMA IGREJAREGIMENTALNA QUADRADO MARREGIMENTALNO LUGAR DE UMAIGREJA ANTERIORDE MADEIRA.
ST.NICHOLASNAVALCATEDRALÉ COMPOSTA POR DUASIGREJASSEPARADAS. A MENOR, AIGREJA DE SÃO NICOLAU, ESTÁ LOCALIZADANO PRIMEIRO ANDAR, ENQUANTO A IGREJA DA EPIFANIAESTA NO SEGUNDO ANDAR. OALTARDA IGREJASUPERIORFOI CONSAGRADONA PRESENÇADA IMPERATRIZ CATARINAII, QUE DISSE QUE A IGREJARECÉM-CONSTRUÍDA PODERIA SER CHAMADA DEUMA CATEDRAL. O PRINCIPAL SANTUÁRIOE ÍCONE DACATEDRAL DEST.NICHOLASFOI FEITO NO SÉCULOXVIICOM UMA PORÇÃODE SUAS RELÍQUIAS, ESTÁ LOCALIZADO NA PARTE INFERIORDA IGREJA.
EM 1908, OOBELISCOTSUSHIMAFOI ERIGIDONO JARDIMEM FRENTEDA IGREJA EMMEMÓRIA DOS MORTOSNA BATALHA DETSUSHIMA. A CATEDRAL DE SÃO NICOLAUTEM A FORMADE UMA …