Pular para o conteúdo principal

ESTÁTUA DE ZEUS / SENHOR DO OLIMPO




NA CIDADE GREGA DE OLÍMPIA, NA PLANÍCIE DO PELOPONESO, ESTAVA A QUINTA MARAVILHA: A ESTÁTUA DE ZEUS
ESCULPIDA PELO CÉLEBRE ATENIENSE FÍDIAS, NO SÉCULO V A.C., QUANDO A CIDADE JÁ CAÍRA SOB O DOMÍNIO DE ESPARTA. ESSA É CONSIDERADA SUA OBRA-PRIMA. TANTO OS GREGOS AMAVAM SEUS TRABALHOS QUE SE DIZIA QUE ELE REVELAVA AOS HOMENS A IMAGEM DOS DEUSES. SUPÕE-SE QUE A CONSTRUÇÃO DA ESTÁTUA TENHA LEVADO CERCA DE OITO ANOS. ZEUS (JÚPITER, PARA OS ROMANOS) ERA O SENHOR DO OLIMPO, A MORADA DAS DIVINDADES.
A ESTÁTUA MEDIA DE 12 A 15 METROS DE ALTURA - O EQUIVALENTE A UM PRÉDIO DE CINCO ANDARES - E ERA TODA DE MARFIM E ÉBANO. SEUS OLHOS ERAM PEDRAS PRECIOSAS. FÍDIAS ESCULPIU ZEUS SENTADO NUM TRONO. ELE ESCULPIU A ESTÁTUA COM MATERIAL DE JOALHEIRO. NA MÃO DIREITA LEVAVA A ESTATUETA DE NIKE, DEUSA DA VITÓRIA; NA ESQUERDA, UMA ESFERA SOB A QUAL SE DEBRUÇAVA UMA ÁGUIA. 
Local onde se encontrava a estátua de zeus.
SUPÕE-SE QUE, COMO EM REPRESENTAÇÕES DE OUTROS ARTISTAS, O ZEUS DE FÍDIAS TAMBÉM MOSTRASSE O CENHO FRANZIDO. A LENDA DIZIA QUE QUANDO ZEUS FRANZIA A FRONTE O OLIMPO TODO TREMIA. QUANDO A ESTÁTUA FOI CONSTRUÍDA, A RIVALIDADE ENTRE ATENAS E ESPARTA PELA HEGEMONIA NO MEDITERRÂNEO E NA GRÉCIA CONTINENTAL 
MERGULHOU OS GREGOS NUMA SUCESSÃO DE GUERRAS. OS COMBATES, NO ENTANTO, NÃO PREJUDICARAM AS REALIZAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS DA ÉPOCA. 
AO CONTRÁRIO, O SÉCULO V A.C. FICOU CONHECIDO COMO O SÉCULO DE OURO NA HISTÓRIA GREGA DEVIDO AO EXTRAORDINÁRIO FLORESCIMENTO DA ARQUITETURA, ESCULTURA E OUTRAS ARTES. A ESTÁTUA DE ZEUS DESAPARECEU SEM DEIXAR VESTÍGIOS EM CONSTANTINOPLA NO SÉCULO V D.C., LOCAL PARA ONDE A COLOSSAL ESTÁTUA TINHA SIDO TRANSLADADA, QUANDO QUASE TODO SEU MATERIAL PRECIOSO DE OURO, MARFIM E PEDRAS PRECIOSAS JÁ TINHA SIDO RETIRADO

fonte - Wikipédia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

CATEDRAL DE SÃO NICOLAU

ST.NICHOLASNAVALCATEDRAL(NOME OFICIAL DA CATEDRAL-NAVAL DE SÃO NICOLAUEEPIFANIA) ÉUMA GRANDE IGREJAORTODOXANO ESTILODO BARROCO, LOCALIZADA EM SÃO PETERSBURGO,RÚSSIA.ELA PERTENCE ÀDIOCESEDE SÃO PETERSBURGODA RÚSSIA. A CATEDRAL FOI CONSTRUÍDAEM1753-1762PELO ARQUITETOSAVVACHEVAKINSKYCOMO UMA IGREJAREGIMENTALNA QUADRADO MARREGIMENTALNO LUGAR DE UMAIGREJA ANTERIORDE MADEIRA.
ST.NICHOLASNAVALCATEDRALÉ COMPOSTA POR DUASIGREJASSEPARADAS. A MENOR, AIGREJA DE SÃO NICOLAU, ESTÁ LOCALIZADANO PRIMEIRO ANDAR, ENQUANTO A IGREJA DA EPIFANIAESTA NO SEGUNDO ANDAR. OALTARDA IGREJASUPERIORFOI CONSAGRADONA PRESENÇADA IMPERATRIZ CATARINAII, QUE DISSE QUE A IGREJARECÉM-CONSTRUÍDA PODERIA SER CHAMADA DEUMA CATEDRAL. O PRINCIPAL SANTUÁRIOE ÍCONE DACATEDRAL DEST.NICHOLASFOI FEITO NO SÉCULOXVIICOM UMA PORÇÃODE SUAS RELÍQUIAS, ESTÁ LOCALIZADO NA PARTE INFERIORDA IGREJA.
EM 1908, OOBELISCOTSUSHIMAFOI ERIGIDONO JARDIMEM FRENTEDA IGREJA EMMEMÓRIA DOS MORTOSNA BATALHA DETSUSHIMA. A CATEDRAL DE SÃO NICOLAUTEM A FORMADE UMA …