Pular para o conteúdo principal

FAROL DE ALEXANDRIA / O FAROL DE PTOLOMEU


O FAROL DE ALEXANDRIA (EM GREGO, ΦΆΡΟΣ ΤΗΣ ΛΕΞΑΝΔΡΕΊΑΣ)
ERA UMA TORRE CONSTRUÍDA EM 280 A.C. NA ILHA DE FAROS (UMA ILHA, HOJE UMA PENÍNSULA, SITUADA NA BAÍA DA CIDADE EGÍPCIA DE ALEXANDRIA E LIGADA POR MAR AO PORTO DESTA) PARA SERVIR COMO UM MARCO DE ENTRADA PARA O PORTO E POSTERIORMENTE, COMO UM FAROL.
CONSIDERADA UMA DAS MAIORES PRODUÇÕES DA TÉCNICA DA ANTIGÜIDADE, FOI CONSTRUÍDO PELO ARQUITETO E ENGENHEIRO GREGO SÓSTRATO DE CNIDO A MANDO DE PTOLOMEU.
SOBRE UMA BASE QUADRADA ERGUIA-SE A ESBELTA TORRE OCTOGONAL DE MÁRMORE, COM UMA ALTURA QUE VARIAVA ENTRE 115 E 150 METROS DE ALTURA, QUE POR MAIS DE CINCO SÉCULOS MANTEVE-SE ENTRE AS MAIS ALTAS ESTRUTURAS FEITAS PELO HOMEM. EM SEU INTERIOR ARDIA UMA CHAMA QUE, ATRAVÉS DE ESPELHOS, ILUMINAVA A UMA DISTÂNCIA DE ATÉ 50 QUILÔMETROS – DAÍ A GRANDE FAMA E IMPONÊNCIA DAQUELE FAROL, QUE FIZERAM-NO SER IDENTIFICADO COMO UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO POR ANTÍPATRO DE SÍDON.

EM 1994, UM TIME DE ARQUEÓLOGOS E MERGULHADORES, UTILIZANDO UMA SÉRIE DE EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS (LOCALIZADORES VIA SATÉLITE, MEDIDOR ELETRÔNICO DE DISTÂNCIA E ETC), ENCONTRARAM SOB AS ÁGUAS DE ALEXANDRIA GRANDES BLOCOS DE PEDRA E ESTÁTUAS DO FAROL.

fonte - Wikipédia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.