Pular para o conteúdo principal

JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA


OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA FORAM UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
foto - ?
É TALVEZ UMA DAS MARAVILHAS RELATADAS SOBRE QUE MENOS SE SABE. MUITO SE ESPECULA SOBRE SUAS POSSÍVEIS FORMAS E DIMENSÕES, MAS NENHUMA DESCRIÇÃO DETALHADA OU VESTÍGIO ARQUEOLÓGICO FOI ENCONTRADA, EXCETO UM POÇO FORA DO COMUM QUE PARECE TER SIDO USADO PARA BOMBEAR ÁGUA. 

SEIS MONTES DE TERRA ARTIFICIAIS, COM TERRAÇOS ARBORIZADOS, APOIADOS EM COLUNAS DE 25 A 100 METROS DE ALTURA, CONSTRUÍDOS PELO REI NABUCODONOSOR, PARA AGRADAR E CONSOLAR SUA ESPOSA PREFERIDA AMITIS, QUE NASCERA NA MÉDIA, UM REINO VIZINHO, E VIVIA COM SAUDADES DOS CAMPOS E FLORESTAS DE SUA TERRA. CHEGAVA-SE A ELES POR UMA ESCADA DE MÁRMORE. 
foto - ?
 TAMBÉM CHAMADOS DE JARDINS SUSPENSOS DE SEMIRAMIS, FORAM CONSTRUÍDOS NO SÉCULO VI A.C., NO SUL DA MESOPOTÂMIA, NA BABILÔNIA. OS TERRAÇOS FORAM CONSTRUÍDOS UM EM CIMA DO OUTRO E ERAM IRRIGADOS PELA ÁGUA BOMBEADA DO RIO EUFRATES. NESSES TERRAÇOS ESTAVAM PLANTADAS ÁRVORES E FLORES TROPICAIS E ALAMEDAS DE ALTAS PALMEIRAS. DOS JARDINS PODIA-SE VER AS BELEZAS DA CIDADE ABAIXO. NÃO SE SABE QUANDO FORAM DESTRUÍDOS. SUSPEITA-SE QUE SUA DESTRUIÇÃO TENHA OCORRIDO NA MESMA ÉPOCA DA DESTRUIÇÃO DO PALÁCIO DE NABUCODONOSOR, POIS HÁ BOATOS DE QUE OS JARDINS FORAM CONSTRUÍDOS SOBRE SEU PALÁCIO.
Fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…