Pular para o conteúdo principal

LIBRARY OF CONGRESS / A MAIOR BIBLIOTECA DO MUNDO

A BIBLIOTECA DO CONGRESSO (EM INGLÊS: LIBRARY OF CONGRESS) É A BIBLIOTECA DE PESQUISA DO CONGRESSO DOS ESTADOS UNIDOS.
SENDO A BIBLIOTECA NACIONAL DE FATO E INSTITUIÇÃO CULTURAL MAIS ANTIGA DOS ESTADOS UNIDOS.
LOCALIZADA EM TRÊS EDIFÍCIOS NA CAPITAL DOS ESTADOS UNIDOS, WASHINGTON, D.C., A BIBLIOTECA DO CONGRESSO POSSUI MAIS DE 144 MILHÕES DE ITENS, INCLUINDO MATERIAIS DISPONÍVEIS EM 470 IDIOMAS, CONFIGURANDO A MAIOR BIBLIOTECA DO MUNDO EM ESPAÇO DE ARMAZENAGEM E NÚMERO DE LIVROS.
A BIBLIOTECA DO CONGRESSO FOI INAUGURADA EM 24 DE ABRIL DE 1800, QUANDO O PRESIDENTE NORTE-AMERICANO JOHN ADAMS ASSINOU UM ATO DO CONGRESSO TRANSFERINDO A SEDE DE GOVERNO NACIONAL DA FILADÉLFIA PARA A NOVA CAPITAL FEDERAL, WASHINGTON.
A LEGISLAÇÃO DESTINOU VERBAS DE CINCO MIL DÓLARES PARA A AQUISIÇÃO DAQUELES LIVROS QUE ERAM NECESSÁRIOS AO USO DO CONGRESSO E PARA DEIXAR UM APARTAMENTO ADEQUADO PARA CONTÊ-LOS. A BIBLIOTECA ORIGINAL FOI HOSPEDADA NO NOVO CAPITÓLIO ATÉ AGOSTO DE 1814, QUANDO AS TROPAS INVASORAS BRITÂNICAS COLOCARAM FOGO NO PRÉDIO DO CAPITÓLIO, DESTRUINDO O CONTEÚDO DA PEQUENA BIBLIOTECA, QUE CONTINHA ENTÃO APENAS TRÊS MIL VOLUME.
foto - Geo Reini
DENTRO DE UM MÊS, O EX-PRESIDENTE THOMAS JEFFERSON OFERECEU SUA BIBLIOTECA PESSOAL COMO REPOSIÇÃO. JEFFERSON TINHA GASTO 50 ANOS ACUMULANDO LIVROS “ARMAZENANDO TUDO QUE FOSSE RELACIONADO AOS ESTADOS UNIDOS, E REALMENTE TUDO QUE FOSSE RARO E VALIOSO EM CADA CIÊNCIA”. SUA BIBLIOTECA FOI CONSIDERADA UMA DAS MELHORES DOS ESTADOS UNIDOS. 
foto - Gusti
JEFFERSON, QUE ESTAVA PESADAMENTE ENDIVIDADO, PROCUROU USAR O LUCRO COM A VENDA DOS LIVROS PARA QUITAR SUAS DÍVIDAS COM OS CREDORES. ELE ANTECIPOU A DISCUSSÃO SOBRE O UNIVERSO DA SUA COLEÇÃO, QUE INCLUÍA LIVROS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E VOLUMES DE FILOSOFIA, CIÊNCIA, LITERATURA E OUTROS TÓPICOS QUE NÃO ERAM NORMALMENTE VISTOS EM UMA BIBLIOTECA LEGISLATIVA. ELE ESCREVEU: “EU IGNORO QUE HAJA EM MEU ACERVO QUALQUER RAMO DA CIÊNCIA QUE O CONGRESSO DEVERIA EXCLUIR DA SUA COLEÇÃO; NÃO EXISTE, DE FATO, NENHUM ASSUNTO QUE UM MEMBRO DO CONGRESSO NÃO TENHA OPORTUNIDADE DE UTILIZAR.”
foto - PierreFromBayRidge
EM JANEIRO DE 1815 O CONGRESSO ACEITOU A OFERTA DE JEFFERSON DESTINANDO 23 950 DÓLARES EM TROCA DE SEUS 6487 LIVROS. O CONCEITO JEFFERSONIANO DE UNIVERSALIDADE, A CRENÇA DE QUE TODOS OS ASSUNTOS SÃO IMPORTANTES PARA A BIBLIOTECA LEGISLATIVA DOS ESTADOS UNIDOS, É A FILOSOFIA E A LÓGICA POR TRÁS DAS POLÍTICAS DE COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DO CONGRESSO NOS DIAS ATUAIS.
foto - Lee Iljoo
EM DEZEMBRO DE 1851, HOUVE UM INCÊNDIO NA BIBLIOTECA DO CONGRESSO. O FOGO DESTRUIU 35 MIL LIVROS, UM RETRATO ORIGINAL DE CRISTÓVÃO COLOMBO, RETRATOS DOS CINCO PRIMEIROS PRESIDENTES DOS ESTADOS UNIDOS PINTADOS POR GILBERT STUART E ESTÁTUAS DE GEORGE WASHINGTON, THOMAS JEFFERSON E DO MARQUÊS DE LAFAYETTE.
A BIBLIOTECA É ABERTA AO PÚBLICO EM GERAL PARA PESQUISA ACADÊMICA, MAS TURISTAS TAMBÉM PODEM VISITÁ-LA. SOMENTE OS PORTADORES DO "CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO DO LEITOR" PODEM ENTRAR NAS SALAS DE LEITURA E TER ACESSO À COLEÇÃO. ESSE CARTÃO ESTÁ DISPONÍVEL NO EDIFÍCIO MADISON A PESSOAS QUE TENHAM, NO MÍNIMO, 16 ANOS DE IDADE, COMPROVADOS PELA APRESENTAÇÃO DE ALGUM DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CONTENDO FOTO E EMITIDA PELO GOVERNO (EX: CARTEIRA DE MOTORISTA OU PASSAPORTE). 
foto - Larry workman
NO ENTANTO, APENAS MEMBROS DO CONGRESSO, JUÍZES DA SUPREMA CORTE DE JUSTIÇA, SEUS EMPREGADOS, EMPREGADOS DA BIBLIOTECA DO CONGRESSO E ALGUNS OUTROS OFICIAIS DO GOVERNO PODEM REALMENTE FAZER UM EXAME MINUCIOSO DOS LIVROS.

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, MALDONADO, URUGUAI - Com mais de 36 anos para ser construída, feita pelo escultor Carlos Paéz Vilaró com as suas próprias mãos, com uma arquitetura única e inigualável, eh universalmente chamada "escultura para habitar"

CONHEÇA A "CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica.
Um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos no Uruguai é a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, na região da badalada Punta del Este, perto da Plaza de las Grutas. A Casapuelbo foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua residência de verão. Villaró inaugurou a Casapueblo em 1960 em estilo semelhante as edificações da costa mediterrânica de Santorini. Para quem estiver pro…