Pular para o conteúdo principal

PRAÇA DA SÉ / MARCO ZERO DO LARGO DA SÉ



PRAÇA DA SÉ É UM ESPAÇO PÚBLICO LOCALIZADO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO.
NELA, LOCALIZA-SE O MONUMENTO MARCO ZERO DO MUNICÍPIO.
A PARTIR DELE, CONTAM-SE AS DISTÂNCIAS DE TODAS AS RODOVIAS QUE PARTEM DE SÃO PAULO, BEM COMO A NUMERAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS DA CIDADE.
AQUI O MARCO ZERO - 
foto de André Bonacin
CONSIDERADA QUASE UM SINÔNIMO PARA O CENTRO VELHO, A PRAÇA É UM DOS ESPAÇOS MAIS CONHECIDOS DA CIDADE E FOI PALCO DE MUITOS EVENTOS IMPORTANTES PARA A HISTÓRIA DO PAÍS, COMO O COMÍCIO DAS DIRETAS JÁ. 
O NOME DEVE-SE AO FATO DE A PRAÇA TER-SE DESENVOLVIDO EM FRENTE À SÉ DA CAPITAL PAULISTA.
ORIGINALMENTE CONHECIDA COMO O LARGO DA SÉ, A PRAÇA DESENVOLVEU-SE A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DURANTE O PERÍODO COLONIAL DA IGREJA MATRIZ DO MUNICÍPIO (SUBSTITUÍDA PELA ATUAL CATEDRAL METROPOLITANA DE SÃO PAULO NO SÉCULO XX)
E DE UMA SÉRIE DE EDIFÍCIOS AO SEU REDOR.
NO INÍCIO DO SÉCULO XX, PORÉM, COM A DEMOLIÇÃO DE VÁRIOS DOS EDIFÍCIOS ORIGINAIS E AS OBRAS DE EMBELEZAMENTO URBANO E ALTERAÇÕES NO SISTEMA VIÁRIO, A PRAÇA TRANSFORMOU-SE E ASSIM PERMANECEU ATÉ A SEGUNDA METADE DO SÉCULO.
AQUI MONUMENTO AOS FUNDADORES DE SÃO PAULO. foto de Antonio JV Dal
A ATUAL PRAÇA É RESULTADO DE UM PROJETO PAISAGÍSTICO CONDUZIDO NA DÉCADA DE 1970 POR UM GRUPO DE PROFISSIONAIS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO LIDERADOS PELO ARQUITETO JOSÉ EDUARDO DE ASSIS LEFÈVRE. NA ÉPOCA, O METRÔ DE SÃO PAULO ESTAVA CONSTRUINDO UMA ESTAÇÃO NAQUELE LOCAL E ERA NECESSÁRIO DEMOLIR TODO UM QUARTEIRÃO, FAZENDO COM QUE FOSSE NECESSÁRIO REPENSAR A CONCEPÇÃO PAISAGÍSTICA DA PRAÇA.
O GRUPO DE ARQUITETOS FOI INFLUENCIADO PELOS PROJETOS PAISAGÍSTICOS QUE ESTAVAM SENDO FEITOS NAQUELA ÉPOCA NA COSTA OESTE DOS EUA (ESPECIALMENTE OS DO PAISAGISTA LAWRENCE HALPRIN), CARACTERIZADOS POR UM GEOMETRISMO RIGOROSO E PELO DOMÍNIO DO TERRENO ATRAVÉS DE UM JOGO DE PATAMARES, ESPELHOS D'ÁGUA OU FONTES E VOLUMES PRISMÁTICOS DE TERRA.

fonte - Wilipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, MALDONADO, URUGUAI - Com mais de 36 anos para ser construída, feita pelo escultor Carlos Paéz Vilaró com as suas próprias mãos, com uma arquitetura única e inigualável, eh universalmente chamada "escultura para habitar"

CONHEÇA A "CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica.
Um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos no Uruguai é a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, na região da badalada Punta del Este, perto da Plaza de las Grutas. A Casapuelbo foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua residência de verão. Villaró inaugurou a Casapueblo em 1960 em estilo semelhante as edificações da costa mediterrânica de Santorini. Para quem estiver pro…