Pular para o conteúdo principal

STONEHENGE / CÍRCULO DE PEDRAS


STONEHENGE (DO INGLÊS ARCAICO "STAN" = PEDRA, E "HENCG" = EIXO)
É UM MONUMENTO MEGALÍTICO DA IDADE DO BRONZE, LOCALIZADO NA PLANÍCIE DE SALISBURY, PRÓXIMO A AMESBURY, NO CONDADO DE WILTSHIRE, NO SUL DA INGLATERRA.
CONSTITUÍ-SE NO MAIS VISITADO E CONHECIDO CÍRCULO DE PEDRAS BRITÂNICO, E ATÉ HOJE É INCERTA A ORIGEM DA SUA CONSTRUÇÃO, BEM COMO DA SUA FUNÇÃO, MAS ACREDITA-SE QUE ERA USADO PARA ESTUDOS ASTRONÔMICOS, MÁGICOS OU RELIGIOSOS.
O STONEHENGE É UMA ESTRUTURA COMPOSTA, FORMADA POR CÍRCULOS CONCÊNTRICOS DE PEDRAS QUE CHEGAM A TER CINCO METROS DE ALTURA E A PESAR QUASE CINQUENTA TONELADAS, ONDE SE IDENTIFICAM TRÊS DISTINTOS PERÍODOS CONSTRUTIVOS:
DENOMINADO PELOS SAXÕES DE "HANGING STONES" (PEDRAS SUSPENSAS) E REFERIDO EM ESCRITOS MEDIEVAIS COMO "DANÇA DOS GIGANTES", EXISTEM DIVERSAS LENDAS E MITOS ACERCA DA SUA CONSTRUÇÃO, CREDITADA A DIVERSOS POVOS DA ANTIGUIDADE.
foto - Edgy 01
O MAIS FAMOSO MONUMENTO DA PRÉ-HISTÓRIA PODE TER SIDO UM CENTRO DE CURA, PARA ONDE IAM PEREGRINOS HÁ MAIS DE 4.500 ANOS. A AFIRMAÇÃO É DE UM GRUPO DE ARQUEÓLOGOS QUE TRABALHA, DESDE O COMEÇO DO MÊS, NAS PRIMEIRAS ESCAVAÇÕES EM MAIS DE 40 ANOS NO MONUMENTO.
foto - Kojak
O GRUPO ACREDITA TER ENCONTRADO INDÍCIOS QUE PODEM, FINALMENTE, EXPLICAR OS MISTÉRIOS DA CONSTRUÇÃO DE BLOCOS DE PEDRA.
foto - Marczu
A EQUIPE DESCOBRIU UM ENCAIXE QUE, NO PASSADO, ABRIGOU AS CHAMADAS PEDRAS AZUIS, ROCHAS VULCÂNICAS DE TOM AZULADO, A MAIORIA JÁ DESAPARECIDA, QUE FORMAVA A PRIMEIRA ESTRUTURA CONSTRUÍDA NO MONUMENTO.
foto - Jan 44
ELES ACREDITAM QUE AS PEDRAS AZUIS PODEM CONFIRMAR A TESE DE QUE STONEHENGE ERA UM LOCAL ONDE AS PESSOAS IAM EM BUSCA DE CURA.
A EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA A CONSTRUÇÃO ESTÁ NO PONTO EM QUE O MONUMENTO TENHA SIDO CONCEBIDO PARA QUE UM OBSERVADOR EM SEU INTERIOR POSSA DETERMINAR, COM EXATIDÃO, A OCORRÊNCIA DE DATAS SIGNIFICATIVAS COMO SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS, EVENTOS CELESTES QUE ANUNCIAM AS MUDANÇAS DE ESTAÇÃO.
foto - Mainufo
PARA ISTO BASTA SE POSICIONAR ADEQUADAMENTE ENTRE OS MAIS DE 70 BLOCOS DE ARENITO QUE O COMPUNHAM E OBSERVAR-SE NA DIREÇÃO CERTA. ESTA DESCOBERTA SE DEU EM 1960, DEMONSTRANDO, ATRAVÉS DA ARQUEOLOGIA, QUE OS POVOS NEOLÍTICOS, 3000 ANOS ANTES DE CRISTO, JÁ TINHAM ESTE CONHECIMENTO.
A IMPORTÂNCIA ESTARIA VINCULADA DIRETAMENTE À AGRICULTURA DOS POVOS DA ÉPOCA. SEGUNDO O HISTORIADOR JOHNNI LANGER, A VIDA DOS POVOS AGRÍCOLAS ESTÁ LIGADA AO CICLO DAS ESTAÇÕES, E O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO PRECISAVA DEMARCAR O TEMPO PARA SABER QUAIS ERAM AS MELHORES ÉPOCAS PARA COLHEITA E SEMEADURA, E A OBSERVAÇÃO DO CÉU NASCEU DAÍ.

fonte - Wikipédia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, MALDONADO, URUGUAI - Com mais de 36 anos para ser construída, feita pelo escultor Carlos Paéz Vilaró com as suas próprias mãos, com uma arquitetura única e inigualável, eh universalmente chamada "escultura para habitar"

CONHEÇA A "CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica.
Um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos no Uruguai é a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, na região da badalada Punta del Este, perto da Plaza de las Grutas. A Casapuelbo foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua residência de verão. Villaró inaugurou a Casapueblo em 1960 em estilo semelhante as edificações da costa mediterrânica de Santorini. Para quem estiver pro…