Pular para o conteúdo principal

TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA




O TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA, TAMBÉM CONHECIDO SIMPLESMENTE COMO SAGRADA FAMÍLIA.
É UM GRANDE TEMPLO CATÓLICO DA CIDADE CATALÃ DE BARCELONA (ESPANHA), DESENHADO PELO ARQUITETO CATALÃO ANTONI GAUDÍ, E CONSIDERADO POR MUITOS CRÍTICOS COMO A SUA OBRA-PRIMA E EXPOENTE DA ARQUITETURA MODERNISTA CATALÃ.
FINANCIADO UNICAMENTE POR CONTRIBUIÇÕES PRIVADAS[, O PROJETO FOI INICIADO EM 1882 E ASSUMIDO POR GAUDÍ EM 1883, QUANDO TINHA 31 ANOS DE IDADE, DEDICANDO-LHE OS SEUS ÚLTIMOS 40 ANOS DE VIDA, OS ÚLTIMOS QUINZE DE FORMA EXCLUSIVA.
A CONSTRUÇÃO FOI SUSPENSA EM 1936 DEVIDO À GUERRA CIVIL ESPANHOLA E NÃO SE ESTIMA A CONCLUSÃO PARA ANTES DE 2026, CENTENÁRIO DA MORTE DE GAUDÍ. A CONSTRUÇÃO COMEÇOU EM ESTILO NEOGÓTICO, MAS O PROJETO FOI REFORMULADO COMPLETAMENTE POR GAUDÍ AO ASSUMI-LO.
O TEMPLO FOI PROJETADO PARA TER TRÊS GRANDES FACHADAS: A FACHADA DA NATIVIDADE, QUASE TERMINADA COM GAUDÍ AINDA EM VIDA, A FACHADA DA PAIXÃO, INICIADA EM 1952, E A FACHADA DA GLÓRIA, AINDA POR COMPLETAR.
SEGUNDO O SEU PROCEDER HABITUAL, A PARTIR DE ESBOÇOS GERAIS DO EDIFÍCIO GAUDÍ IMPROVISOU A CONSTRUÇÃO À MEDIDA QUE ESTA AVANÇAVA. O TEMPLO, QUANDO ESTIVER TERMINADO, DISPORÁ DE 18 TORRES: QUATRO EM CADA UMA DAS TRÊS ENTRADAS-PORTAIS, A JEITO DE CÚPULAS; IRÁ TER UM SISTEMA DE SEIS TORRES, COM A TORRE DO ZIMBÓRIO CENTRAL DEDICADA A JESUS CRISTO, DE 170 METROS DE ALTURA, OUTRAS QUATRO AO REDOR DESTA, DEDICADAS AOS EVANGELISTAS, E UM SEGUNDO ZIMBÓRIO DEDICADO À VIRGEM.
O INTERIOR ESTARÁ FORMADO POR INOVADORAS COLUNAS ARBORESCENTES INCLINADAS E ABÓBADAS BASEADAS EM HIPERBOLOIDES E PARABOLOIDES BUSCANDO A FORMA ÓTIMA DA CATENÁRIA. ESTIMA-SE QUE PODERÁ LEVAR NO SEU CORO 1500 CANTORES, 700 CRIANÇAS E CINCO ÓRGÃOS.
EM 1926, ANO EM QUE FALECEU GAUDÍ, APENAS ESTAVA CONSTRUÍDA UMA TORRE. DO PROJETO DO EDIFÍCIO SÓ FICARAM PLANOS E UM MODELO EM GESSO QUE RESULTOU MUITO DANIFICADO DURANTE A GUERRA CIVIL ESPANHOLA.
DESDE ENTÃO PROSSEGUIRAM AS OBRAS: ATUALMENTE (2012) ESTÃO TERMINADOS OS PORTAIS DA NATIVIDADE E DA PAIXÃO, E FOI INICIADO O DA GLÓRIA, ESTANDO EM CONSTRUÇÃO AS ABÓBADAS INTERIORES.
A OBRA QUE REALIZOU GAUDÍ - A FACHADA DA NATIVIDADE E A CRIPTA - FOI INCLUÍDA PELA UNESCO EM 2005 NO SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL COM O TÍTULO «OBRAS DE ANTONI GAUDÍ».
NA FACHADA DA PAIXÃO, SUBIRACHS ACRESCENTOU, AO LADO DE O BEIJO DE JUDAS, UM QUADRADO MÁGICO DE 16 CIFRAS QUE, QUANDO SOMADAS QUATRO DELAS EM QUALQUER DIREÇÃO, RESULTAM EM 33, A IDADE QUE A TRADIÇÃO AFIRMA QUE CRISTO TINHA AO FALECER. APENAS A PARTE CONSTRUÍDA POR GAUDÍ NA SAGRADA FAMÍLIA (CRIPTA E FACHADA DA NATIVIDADE) É QUE FOI DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO EM 2005.
ESTIMA-SE A CONCLUSÃO DA CONSTRUÇÃO EM 2026, TENDO ESTA DATA SIDO ANTECIPADA DE HIPÓTESES AVANÇADAS ANTES GRAÇAS ÀS MODERNAS TECNOLOGIAS RELACIONADAS COM O ENTALHAMENTO DE PEDRA, COMO MÁQUINAS COM CONTROLO NUMÉRICO POR COMPUTADOR, ENQUANTO NA FASE INICIAL DA CONSTRUÇÃO A PEDRA ERA TALHADA À MÃO.
 PREVÊ-SE, QUE NO FINAL DA CONSTRUÇÃO TERÁ INÍCIO A RESTAURAÇÃO DA PARTE MAIS ANTIGA. ALGUNS ARQUITETOS CATALÃES TÊM REIVINDICADO A PARAGEM DA CONSTRUÇÃO, COM O INTUITO DE RESPEITAR OS DESENHOS ORIGINAIS DE GAUDÍ, QUE NÃO SÃO EXAUSTIVOS DA OBRA E TÊM SIDO COMPLETADOS MAIS RECENTEMENTE.
A SAGRADA FAMÍLIA É TAMBÉM CONHECIDA POPULARMENTE COMO "A CATEDRAL DOS POBRES", POR CAUSA DO QUADRO HOMÔNIMO DO PINTOR MODERNISTA JOAQUIM MIR.

O TEMPLO FOI ESCOLHIDO POR VOTO POPULAR COMO UM DOS DOZE TESOUROS DA ESPANHA. OS TÚMULOS DE JOSEP MARIA BOCABELLA E DE ANTONI GAUDÍ ENCONTRAM-SE NA CRIPTA. ESTÁ PROJETADA A CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL PARA O COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE (AVE) JUNTO AOS ALICERCES DA FACHADA PRINCIPAL DA SAGRADA FAMÍLIA.
EMBORA FRENTE DE DUAS DAS FACHADAS DO TEMPLO HAJA ESTAÇÕES DE METRO A MUITO ESCASSA DISTÂNCIA E PROFUNDEZA, COMEÇOU UMA CAMPANHA CONTRA A CONSTRUÇÃO DESTE TÚNEL, ARGUMENTANDO QUE O MESMO PODERIA AFETAR NEGATIVAMENTE O TEMPLO. TÉCNICOS DE VÁRIAS UNIVERSIDADES APOIARAM ESTA CAMPANHA. O TEMPLO É SERVIDO PELA ESTAÇÃO SAGRADA FAMILIA DA LINHA 2 E LINHA 5 DO METROPOLITANO DE BARCELONA.

copyrigth by

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, MALDONADO, URUGUAI - Com mais de 36 anos para ser construída, feita pelo escultor Carlos Paéz Vilaró com as suas próprias mãos, com uma arquitetura única e inigualável, eh universalmente chamada "escultura para habitar"

CONHEÇA A "CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica.
Um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos no Uruguai é a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, na região da badalada Punta del Este, perto da Plaza de las Grutas. A Casapuelbo foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua residência de verão. Villaró inaugurou a Casapueblo em 1960 em estilo semelhante as edificações da costa mediterrânica de Santorini. Para quem estiver pro…