Pular para o conteúdo principal

TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA




O TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA, TAMBÉM CONHECIDO SIMPLESMENTE COMO SAGRADA FAMÍLIA.
É UM GRANDE TEMPLO CATÓLICO DA CIDADE CATALÃ DE BARCELONA (ESPANHA), DESENHADO PELO ARQUITETO CATALÃO ANTONI GAUDÍ, E CONSIDERADO POR MUITOS CRÍTICOS COMO A SUA OBRA-PRIMA E EXPOENTE DA ARQUITETURA MODERNISTA CATALÃ.
FINANCIADO UNICAMENTE POR CONTRIBUIÇÕES PRIVADAS[, O PROJETO FOI INICIADO EM 1882 E ASSUMIDO POR GAUDÍ EM 1883, QUANDO TINHA 31 ANOS DE IDADE, DEDICANDO-LHE OS SEUS ÚLTIMOS 40 ANOS DE VIDA, OS ÚLTIMOS QUINZE DE FORMA EXCLUSIVA.
A CONSTRUÇÃO FOI SUSPENSA EM 1936 DEVIDO À GUERRA CIVIL ESPANHOLA E NÃO SE ESTIMA A CONCLUSÃO PARA ANTES DE 2026, CENTENÁRIO DA MORTE DE GAUDÍ. A CONSTRUÇÃO COMEÇOU EM ESTILO NEOGÓTICO, MAS O PROJETO FOI REFORMULADO COMPLETAMENTE POR GAUDÍ AO ASSUMI-LO.
O TEMPLO FOI PROJETADO PARA TER TRÊS GRANDES FACHADAS: A FACHADA DA NATIVIDADE, QUASE TERMINADA COM GAUDÍ AINDA EM VIDA, A FACHADA DA PAIXÃO, INICIADA EM 1952, E A FACHADA DA GLÓRIA, AINDA POR COMPLETAR.
SEGUNDO O SEU PROCEDER HABITUAL, A PARTIR DE ESBOÇOS GERAIS DO EDIFÍCIO GAUDÍ IMPROVISOU A CONSTRUÇÃO À MEDIDA QUE ESTA AVANÇAVA. O TEMPLO, QUANDO ESTIVER TERMINADO, DISPORÁ DE 18 TORRES: QUATRO EM CADA UMA DAS TRÊS ENTRADAS-PORTAIS, A JEITO DE CÚPULAS; IRÁ TER UM SISTEMA DE SEIS TORRES, COM A TORRE DO ZIMBÓRIO CENTRAL DEDICADA A JESUS CRISTO, DE 170 METROS DE ALTURA, OUTRAS QUATRO AO REDOR DESTA, DEDICADAS AOS EVANGELISTAS, E UM SEGUNDO ZIMBÓRIO DEDICADO À VIRGEM.
O INTERIOR ESTARÁ FORMADO POR INOVADORAS COLUNAS ARBORESCENTES INCLINADAS E ABÓBADAS BASEADAS EM HIPERBOLOIDES E PARABOLOIDES BUSCANDO A FORMA ÓTIMA DA CATENÁRIA. ESTIMA-SE QUE PODERÁ LEVAR NO SEU CORO 1500 CANTORES, 700 CRIANÇAS E CINCO ÓRGÃOS.
EM 1926, ANO EM QUE FALECEU GAUDÍ, APENAS ESTAVA CONSTRUÍDA UMA TORRE. DO PROJETO DO EDIFÍCIO SÓ FICARAM PLANOS E UM MODELO EM GESSO QUE RESULTOU MUITO DANIFICADO DURANTE A GUERRA CIVIL ESPANHOLA.
DESDE ENTÃO PROSSEGUIRAM AS OBRAS: ATUALMENTE (2012) ESTÃO TERMINADOS OS PORTAIS DA NATIVIDADE E DA PAIXÃO, E FOI INICIADO O DA GLÓRIA, ESTANDO EM CONSTRUÇÃO AS ABÓBADAS INTERIORES.
A OBRA QUE REALIZOU GAUDÍ - A FACHADA DA NATIVIDADE E A CRIPTA - FOI INCLUÍDA PELA UNESCO EM 2005 NO SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL COM O TÍTULO «OBRAS DE ANTONI GAUDÍ».
NA FACHADA DA PAIXÃO, SUBIRACHS ACRESCENTOU, AO LADO DE O BEIJO DE JUDAS, UM QUADRADO MÁGICO DE 16 CIFRAS QUE, QUANDO SOMADAS QUATRO DELAS EM QUALQUER DIREÇÃO, RESULTAM EM 33, A IDADE QUE A TRADIÇÃO AFIRMA QUE CRISTO TINHA AO FALECER. APENAS A PARTE CONSTRUÍDA POR GAUDÍ NA SAGRADA FAMÍLIA (CRIPTA E FACHADA DA NATIVIDADE) É QUE FOI DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO EM 2005.
ESTIMA-SE A CONCLUSÃO DA CONSTRUÇÃO EM 2026, TENDO ESTA DATA SIDO ANTECIPADA DE HIPÓTESES AVANÇADAS ANTES GRAÇAS ÀS MODERNAS TECNOLOGIAS RELACIONADAS COM O ENTALHAMENTO DE PEDRA, COMO MÁQUINAS COM CONTROLO NUMÉRICO POR COMPUTADOR, ENQUANTO NA FASE INICIAL DA CONSTRUÇÃO A PEDRA ERA TALHADA À MÃO.
 PREVÊ-SE, QUE NO FINAL DA CONSTRUÇÃO TERÁ INÍCIO A RESTAURAÇÃO DA PARTE MAIS ANTIGA. ALGUNS ARQUITETOS CATALÃES TÊM REIVINDICADO A PARAGEM DA CONSTRUÇÃO, COM O INTUITO DE RESPEITAR OS DESENHOS ORIGINAIS DE GAUDÍ, QUE NÃO SÃO EXAUSTIVOS DA OBRA E TÊM SIDO COMPLETADOS MAIS RECENTEMENTE.
A SAGRADA FAMÍLIA É TAMBÉM CONHECIDA POPULARMENTE COMO "A CATEDRAL DOS POBRES", POR CAUSA DO QUADRO HOMÔNIMO DO PINTOR MODERNISTA JOAQUIM MIR.

O TEMPLO FOI ESCOLHIDO POR VOTO POPULAR COMO UM DOS DOZE TESOUROS DA ESPANHA. OS TÚMULOS DE JOSEP MARIA BOCABELLA E DE ANTONI GAUDÍ ENCONTRAM-SE NA CRIPTA. ESTÁ PROJETADA A CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL PARA O COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE (AVE) JUNTO AOS ALICERCES DA FACHADA PRINCIPAL DA SAGRADA FAMÍLIA.
EMBORA FRENTE DE DUAS DAS FACHADAS DO TEMPLO HAJA ESTAÇÕES DE METRO A MUITO ESCASSA DISTÂNCIA E PROFUNDEZA, COMEÇOU UMA CAMPANHA CONTRA A CONSTRUÇÃO DESTE TÚNEL, ARGUMENTANDO QUE O MESMO PODERIA AFETAR NEGATIVAMENTE O TEMPLO. TÉCNICOS DE VÁRIAS UNIVERSIDADES APOIARAM ESTA CAMPANHA. O TEMPLO É SERVIDO PELA ESTAÇÃO SAGRADA FAMILIA DA LINHA 2 E LINHA 5 DO METROPOLITANO DE BARCELONA.

copyrigth by

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.