Pular para o conteúdo principal

TORRE DE PISA / TORRE PENDENTE DI PISA

A TORRE PENDENTE DE PISA (EM ITALIANO TORRE PENDENTE DI PISA), OU SIMPLESMENTE, TORRE DE PISA, É UM CAMPANÁRIO (CAMPANILE OU CAMPANÁRIO AUTÔNOMO) DA CATEDRAL DA CIDADE ITALIANA DE PISA. 
foto - ?
ESTÁ SITUADA ATRÁS DA CATEDRAL, E É A TERCEIRA MAIS ANTIGA ESTRUTURA NA PRAÇA DA CATEDRAL DE PISA (CAMPO DEI MIRACOLI), DEPOIS DA CATEDRAL E DO BAPTISTÉRIO.
foto - ?
EMBORA DESTINADA A FICAR NA VERTICAL, A TORRE COMEÇOU A INCLINAR-SE PARA SUDESTE LOGO APÓS O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO, EM 1173, DEVIDO A UMA FUNDAÇÃO MAL CONSTRUÍDA E A UM SOLO DE FUNDAÇÃO MAL COMPACTADO, QUE PERMITIU À FUNDAÇÃO FICAR COM ASSENTAMENTOS DIFERENCIAIS. A TORRE ATUALMENTE SE INCLINA PARA O SUDOESTE.
(parte de cima)
foto - ?
A ALTURA DO SOLO AO TOPO DA TORRE É DE 55,86 METROS NO LADO MAIS BAIXO E DE 56,70 METROS NA PARTE MAIS ALTA. A ESPESSURA DAS PAREDES NA BASE É DE 4,09 METROS E 2,48 METROS NO TOPO. SEU PESO É ESTIMADO EM 14 500 TONELADAS. A TORRE TEM 296 OU 294 DEGRAUS: O SÉTIMO ANDAR DA FACE NORTE DAS ESCADAS TEM DOIS DEGRAUS A MENOS. ANTES DO TRABALHO DE RESTAURAÇÃO REALIZADO ENTRE 1990 E 2001 A TORRE ESTAVA INCLINADA COM UM ÂNGULO DE 5,5 GRAUS, ESTANDO AGORA A TORRE INCLINADA EM CERCA DE 3,99 GRAUS. ISTO SIGNIFICA QUE O TOPO DA TORRE ESTÁ A UMA DISTÂNCIA DE 3,9 M DE ONDE ELE ESTARIA SE A TORRE ESTIVESSE PERFEITAMENTE NA VERTICAL.
(Escadarias interna)
foto - ?
A TORRE DE PISA É UMA OBRA DE ARTE EM MÁRMORE BRANCO, REALIZADA EM TRÊS FASES AO LONGO DE UM PERÍODO DE CERCA DE 177 ANOS. A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO ANDAR COMEÇOU NO DIA 9 DE AGOSTO DE 1173, UM PERÍODO DE SUCESSO MILITAR E PROSPERIDADE. ESTE PRIMEIRO ANDAR É UMA ARCADA "CEGA" ARTICULADA POR COLUNAS CLÁSSICAS COROADAS COM CAPITÉIS CORÍNTIOS.
A TORRE COMEÇOU A INCLINAR-SE APÓS A PROGRESSÃO DE CONSTRUÇÃO PARA O TERCEIRO ANDAR EM 1178. ISTO DEVEU-SE A UMA FUNDAÇÃO DE MEROS TRÊS METROS SOBRE UM SUBSOLO FRACO E INSTÁVEL, UM PROJETO QUE FALHOU DESDE O INÍCIO. A CONSTRUÇÃO FOI POSTERIORMENTE PARALISADA POR QUASE UM SÉCULO, PORQUE O PISANOS ESTAVAM CONTINUAMENTE ENVOLVIDOS EM BATALHAS COM GÉNOVA, LUCCA E FLORENÇA. ESTE TEMPO PERMITIU AO SOLO SUBJACENTE AJUSTAR-SE. CASO CONTRÁRIO, A TORRE DE PISA QUASE CERTAMENTE TERIA SIDO DERRUBADA. EM 1198 OS RELÓGIOS FORAM TEMPORARIAMENTE COLOCADOS NO TERCEIRO ANDAR DA CONSTRUÇÃO INACABADA.
(Porta de entrada)
foto - ?
EM 1272 A CONSTRUÇÃO FOI REINICIADA POR GIOVANNI DI SIMONE, ARQUITECTO DO CAMPOSANTO. EM UM ESFORÇO PARA COMPENSAR A INCLINAÇÃO, OS ENGENHEIROS CONSTRUÍRAM ANDARES COM UM LADO MAIS ALTO DO QUE O OUTRO. ISSO FEZ A TORRE COMEÇAR A INCLINAR-SE EM OUTRA DIREÇÃO. DEVIDO A ISSO, A TORRE É REALMENTE CURVA. A CONSTRUÇÃO FOI INTERROMPIDA NOVAMENTE EM 1284, QUANDO OS PISANOS FORAM DERROTADOS PELOS GENOVESES, NA BATALHA DE MELORIA.
foto - ?
O SÉTIMO ANDAR FOI CONCLUÍDO EM 1319. A SINO-CÂMARA ACABOU POR NÃO SER ADICIONADA ATÉ MEADOS DE 1372 E FOI CONSTRUÍDA POR TOMMASO DI ANDREA PISANO, QUE CONSEGUIU, POR SUA VEZ, HARMONIZAR OS ELEMENTOS GÓTICOS DA SINO-CÂMARA COM O ESTILO ROMÂNICO DA TORRE. HÁ SETE SINOS, UM PARA CADA NOTA DA ESCALA MUSICAL. O MAIOR DELES FOI INSTALADO EM 1655.
DEPOIS DE UMA FASE DE REFORÇO ESTRUTURAL (ENTRE 1990-2001), A TORRE ESTÁ ATUALMENTE EM FASE DE RESTAURAÇÃO GRADUAL DA SUPERFÍCIE, A FIM DE REPARAR OS DANOS VISUAIS, DEVIDOS PRINCIPALMENTE À CORROSÃO E ESCURECIMENTO. 
ESTES SÃO, PARTICULARMENTE, OS PONTOS MAIS PROBLEMÁTICOS, DEVIDO À IDADE DA TORRE E À SUA PARTICULAR EXPOSIÇÃO AO VENTO E À CHUVA (CORROSÃO).
fonte - Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.