Pular para o conteúdo principal

CANAL DO PANAMÁ

O CANAL DO PANAMÁ É UM CANAL MARÍTIMO COM 81 QUILÔMETROS DE EXTENSÃO, QUE CORTA O ISTMO DO PANAMÁ, LIGANDO ASSIM O OCEANO ATLÂNTICO E O OCEANO PACÍFICO, NO PANAMÁ. 
O CANAL É CONSIDERADO COMO UM PONTO IMPORTANTE PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL DEVIDO A GRANDE DIMINUIÇÃO DO PERCURSO FEITO PELOS NAVIOS (A ROTA ALTERNATIVA CONTORNA O CABO HORN).
O CANAL COMEÇOU A SER CONSTRUÍDO EM 1880 E FOI TERMINADO EM 1914. OS ESTADOS UNIDOS E A CHINA SÃO OS PRINCIPAIS USUÁRIOS DO CANAL.
O CANAL POSSUI QUATRO GRUPOS DE ECLUSAS NO LADO DO PACÍFICO E OUTRO GRUPO NO LADO DO ATLÂNTICO. NESTE ÚLTIMO, AS PORTAS MACIÇAS DE AÇO DAS ECLUSAS TRIPLAS DE GATÚN TÊM 140 METROS DE ALTURA E PESA 745 TONELADAS CADA UMA, MAS SÃO TÃO BEM CONTRABALANÇADAS QUE UM MOTOR DE 56KW É SUFICIENTE PARA ABRI-LAS E REABRI-LAS. O LAGO GATÚN, QUE FICA A 26 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, É ALIMENTADO PELO RIO CHAGRES, ONDE FOI CONSTRUÍDA UMA BARRAGEM PARA A FORMAÇÃO DO LAGO. DO LAGO GATÚN, O CANAL PASSA PELA FALHA DE GAILLARD E DESCE EM DIREÇÃO AO PACÍFICO, PRIMEIRAMENTE ATRAVÉS DE UM CONJUNTO DE ECLUSAS EM PEDRO MIGUEL, NO LAGO MIRAFLORES, A 16,5 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, E DEPOIS, ATRAVÉS DE UM CONJUNTO DUPLO DE ECLUSAS EM MIRAFLORES. TODAS AS ECLUSAS DO CANAL SÃO DUPLAS, DE MODO QUE OS BARCOS POSSAM PASSAR NAS DUAS DIREÇÕES. OS NAVIOS SÃO DIRIGIDOS AO INTERIOR DAS ECLUSAS POR PEQUENOS APARELHOS FERROVIÁRIOS. O LADO DO PACÍFICO É 24 CENTÍMETROS MAIS ALTO DO QUE O LADO DO ATLÂNTICO, E TEM MARÉS MUITO MAIS ALTAS.
O CANAL E A ZONA DO CANAL EM TORNO FORAM ADMINISTRADOS PELOS ESTADOS UNIDOS ATÉ 1999, QUANDO O CONTROLE FOI PASSADO AO PANAMÁ, COMO PREVISTO PELOS TRATADOS TORRIJOS-CARTER, ASSINADOS EM 7 DE SETEMBRO DE 1977, NOS QUAIS O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS JIMMY CARTER CEDE AOS PEDIDOS DE CONTROLE DOS PANAMENHOS. 
OS TRATADOS PREVIAM UMA PASSAGEM GRADUAL DO CONTROLE AOS PANAMENHOS, QUE SE TERMINOU PELO CONTROLE TOTAL DO CANAL PELO PANAMÁ EM 31 DE DEZEMBRO DE 1999.
O PANAMÁ TEM, DESDE ENTÃO, MELHORADO O CANAL, QUEBRANDO RECORDES DE TRÁFEGO, FINANCEIROS E DE SEGURANÇA ANO APÓS ANO. O CANAL DO PANAMÁ FOI DECLARADO UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO PELA SOCIEDADE ESTADO-UNIDENSE DE ENGENHEIROS CIVIS.
fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.