Pular para o conteúdo principal

CASTELO DE DUNNOTTAR - CASTELO DE HAMLET

O CASTELO DE DUNNOTTAR LOCALIZA-SE A CERCA DE TRÊS QUILÔMETROS AO SUL DE STONEHAVEN, NA COSTA NORDESTE DA ESCÓCIA.
ERGUIDO EM POSIÇÃO DOMINANTE SOBRE O MAR, NO TOPO DE UMA FALÉSIA, A SUA ATUAL ESTRUTURA REMONTA AO SÉCULO XIII. SABE-SE, ENTRETANTO, QUE EXISTIU UM CASTELO MAIS ANTIGO, NO MESMO LOCAL, CONSTRUÍDO POR TRIBOS DA CALEDÔNIA, POR VOLTA DO ANO 84.
O CASTELO DE DUNNOTTAR DESEMPENHOU UM PAPEL IMPORTANTE NA HISTÓRIA DA ESCÓCIA, NA IDADE MÉDIA, DEVIDO À SUA LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA, PERMITINDO UMA VIGILÂNCIA ACURADA DA CIRCULAÇÃO DE NAVIOS NAQUELE LITORAL, ASSIM COMO DAS MOVIMENTAÇÕES TERRESTRES.
ATUALMENTE EM RUÍNAS, É PROPRIEDADE PRIVADA. ENCONTRA-SE ABERTO AO PÚBLICO, SENDO VISITADO POR CENTENAS DE TURISTAS TODOS OS ANOS, SENDO AINDA APRECIADA A OBSERVAÇÃO DE GAIVOTAS E OUTRAS AVES, QUE O HABITAM EM COPIOSO NÚMERO, FAZENDO DESTA ZONA COSTEIRA DA ESCÓCIA UM SANTUÁRIO DO NORTE DA EUROPA, EM TERMOS DE POPULAÇÕES E DIVERSIDADE DE ESPÉCIES NATURAIS.
AS RUÍNAS ESTÃO DISPERSAS POR UMA ÁREA DE CERCA DE TRÊS ACRES, CERCADA POR FALÉSIAS ESCARPADAS, QUE SE LANÇAM SOBRE O MAR DO NORTE, CINQUENTA METROS ABAIXO.
O ACESSO AO CASTELO É FEITO POR UM CAMINHO ESTREITO, QUE O UNE A TERRA E POR UMA ESCADARIA ÍNGREME, QUE CONDUZ A UM PORTÃO MACIÇO.

O FILME HAMLET, DE 1990, COM MEL GIBSON E GLENN CLOSE FOI FILMADO NESTE CASTELO.
fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.