Pular para o conteúdo principal

CASTELO DE DUNNOTTAR - CASTELO DE HAMLET

O CASTELO DE DUNNOTTAR LOCALIZA-SE A CERCA DE TRÊS QUILÔMETROS AO SUL DE STONEHAVEN, NA COSTA NORDESTE DA ESCÓCIA.
ERGUIDO EM POSIÇÃO DOMINANTE SOBRE O MAR, NO TOPO DE UMA FALÉSIA, A SUA ATUAL ESTRUTURA REMONTA AO SÉCULO XIII. SABE-SE, ENTRETANTO, QUE EXISTIU UM CASTELO MAIS ANTIGO, NO MESMO LOCAL, CONSTRUÍDO POR TRIBOS DA CALEDÔNIA, POR VOLTA DO ANO 84.
O CASTELO DE DUNNOTTAR DESEMPENHOU UM PAPEL IMPORTANTE NA HISTÓRIA DA ESCÓCIA, NA IDADE MÉDIA, DEVIDO À SUA LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA, PERMITINDO UMA VIGILÂNCIA ACURADA DA CIRCULAÇÃO DE NAVIOS NAQUELE LITORAL, ASSIM COMO DAS MOVIMENTAÇÕES TERRESTRES.
ATUALMENTE EM RUÍNAS, É PROPRIEDADE PRIVADA. ENCONTRA-SE ABERTO AO PÚBLICO, SENDO VISITADO POR CENTENAS DE TURISTAS TODOS OS ANOS, SENDO AINDA APRECIADA A OBSERVAÇÃO DE GAIVOTAS E OUTRAS AVES, QUE O HABITAM EM COPIOSO NÚMERO, FAZENDO DESTA ZONA COSTEIRA DA ESCÓCIA UM SANTUÁRIO DO NORTE DA EUROPA, EM TERMOS DE POPULAÇÕES E DIVERSIDADE DE ESPÉCIES NATURAIS.
AS RUÍNAS ESTÃO DISPERSAS POR UMA ÁREA DE CERCA DE TRÊS ACRES, CERCADA POR FALÉSIAS ESCARPADAS, QUE SE LANÇAM SOBRE O MAR DO NORTE, CINQUENTA METROS ABAIXO.
O ACESSO AO CASTELO É FEITO POR UM CAMINHO ESTREITO, QUE O UNE A TERRA E POR UMA ESCADARIA ÍNGREME, QUE CONDUZ A UM PORTÃO MACIÇO.

O FILME HAMLET, DE 1990, COM MEL GIBSON E GLENN CLOSE FOI FILMADO NESTE CASTELO.
fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, MALDONADO, URUGUAI - Com mais de 36 anos para ser construída, feita pelo escultor Carlos Paéz Vilaró com as suas próprias mãos, com uma arquitetura única e inigualável, eh universalmente chamada "escultura para habitar"

CONHEÇA A "CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica.
Um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos no Uruguai é a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, na região da badalada Punta del Este, perto da Plaza de las Grutas. A Casapuelbo foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua residência de verão. Villaró inaugurou a Casapueblo em 1960 em estilo semelhante as edificações da costa mediterrânica de Santorini. Para quem estiver pro…