Pular para o conteúdo principal

IGREJA DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE N.ª SR.ª DO CARMO

A IGREJA DO CARMO OU IGREJA DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DE N.ª SR.ª DO CARMO, LOCALIZA-SE NO CRUZAMENTO ENTRE A PRAÇA CARLOS ALBERTO E A RUA DO CARMO, NAS PROXIMIDADES DA IGREJA E TORRE DOS CLÉRIGOS, NA FREGUESIA PORTUGUESA DE VITÓRIA, CIDADE DO PORTO.
DE ESTILO BARROCO/ROCOCÓ, FOI CONSTRUÍDA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII, ENTRE 1756 E 1768, PELA ORDEM TERCEIRA DO CARMO, SENDO O PROJETO DO ARQUITETO JOSÉ FIGUEIREDO SEIXAS.
ESTA IGREJA ESTÁ GEMINADA COM A IGREJA DOS CARMELITAS, DO LADO OESTE, CONSTITUINDO UM VOLUME ÚNICO, EMBORA SE DIFERENCIEM AS DUAS IGREJAS.
A FACHADA DE CANTARIA, RICAMENTE TRABALHADA, POSSUI UM PORTAL RETÂNGULAR, LADEADO DE DUAS ESCULTURAS RELIGIOSAS DOS PROFETAS ELIAS E ELISEU EXECUTADAS EM ITÁLIA, REMATADO POR UM AMPLO FRONTÃO E NO CORPO SUPERIOR DA FRONTARIA, CORUCHÉUS E ESCULTURAS DAS FIGURAS DOS QUATRO EVANGELISTAS, REVELANDO INFLUÊNCIAS DO ESTILO “BARROCO ITALIANO” CRIADO POR NICOLAU NASONI.
NO INTERIOR DA IGREJA DO CARMO, DESTACA-SE A EXCELENTE TALHA DOURADA NAS CAPELAS LATERAIS E NO ALTAR-MOR, A ESTATUÁRIA E DIVERSAS PINTURAS A ÓLEO.

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.