Pular para o conteúdo principal

TEMPLO DE SALOMÃO















O TEMPLO DE SALOMÃO (NO HEBRAICO בית המקדש, BEIT HAMIQDASH), FOI O PRIMEIRO TEMPLO EM JERUSALÉM, CONSTRUÍDO NO SÉCULO XI A.C., E FUNCIONOU COMO UM LOCAL DE CULTO RELIGIOSO JUDAICO CENTRAL PARA A ADORAÇÃO A JAVÉ, DEUS DE ISRAEL,
O REI DAVI, DA TRIBO DE JUDÁ, DESEJAVA CONSTRUIR UMA CASA PARA JEOVÁ (YHWH), ONDE A ARCA DA ALIANÇA FICASSE DEFINITIVAMENTE GUARDADA, AO INVÉS DE PERMANECER NA TENDA PROVISÓRIA OU TABERNÁCULO, EXISTENTE DESDE OS DIAS DE MOISÉS.
O SEU FILHO SALOMÃO, CUJO NOME SIGNIFICA "PAZ", ENFATIZAVA A VONTADE DIVINA DE QUE A CASA DE DEUS FOSSE EDIFICADA EM PAZ, POR UM HOMEM PACÍFICO.
O REI SALOMÃO COMEÇOU A CONSTRUIR O TEMPLO NO QUARTO ANO DE SEU REINADO SEGUINDO O PLANO ARQUITETÓNICO TRANSMITIDO POR DAVI, SEU PAI.
O TRABALHO PROSSEGUIU POR SETE ANOS.
Aqui, o Muro de Lamentações, o que restou do templo.
O TEMPLO TINHA UMA PLANTA MUITO SIMILAR À TENDA OU TABERNÁCULO QUE ANTERIORMENTE SERVIA DE CENTRO DA ADORAÇÃO AO DEUS DE ISRAEL. A DIFERENÇA RESIDIA NAS DIMENSÕES INTERNAS DO SANTO E DO SANTO DOS SANTOS OU SANTÍSSIMO, SENDO MAIORES DO QUE AS DO TABERNÁCULO. O SANTO TINHA 40 CÔVADOS (17,8 M) DE COMPRIMENTO, 20 CÔVADOS (8,9 M) DE LARGURA E, EVIDENTEMENTE, 30 CÔVADOS (13,4 M) DE ALTURA. O SANTO DOS SANTOS, OU SANTÍSSIMO, ERA UM CUBO DE 20 CÔVADOS (8,9 M)DE LADO. 
O muro de Lamentações
OS MATERIAIS APLICADOS FORAM ESSENCIALMENTE A PEDRA E A MADEIRA. OS PISOS FORAM REVESTIDOS A MADEIRA DE JUNÍPERO (OU DE CIPRESTE SEGUNDO ALGUMAS TRADUÇÕES DA BÍBLIA) E AS PAREDES INTERIORES ERAM DE CEDRO ENTALHADO COM GRAVURAS DE QUERUBINS, PALMEIRAS E FLORES. AS PAREDES E O TETO ERAM INTEIRAMENTE REVESTIDOS DE OURO.
APÓS A CONSTRUÇÃO DO MAGNÍFICO TEMPLO, A ARCA DA ALIANÇA FOI DEPOSITADA NO SANTO DOS SANTOS, A SALA MAIS RESERVADA DO EDIFÍCIO.
FOI PILHADO VÁRIAS VEZES. SERIA TOTALMENTE DESTRUÍDO POR NABUCODONOSOR II DA BABILÔNIA, EM 586 AC, APÓS DOIS ANOS DE CERCO A JERUSALÉM. OS SEUS TESOUROS FORAM LEVADOS PARA BABILÔNIA E TINHA ASSIM INÍCIO O PERÍODO QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR DE EXÍLIO BABILÔNICO OU CATIVEIRO EM BABILÔNIA NA HISTÓRIA JUDAICA. 
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ QUESTIONAM ESTA DATA, FIXANDO-A EM 607 AC, SEGUNDO O SEU ENTENDIMENTO DA CRONOLOGIA BÍBLICA. DÉCADAS MAIS TARDE, EM 516 AC, APÓS O REGRESSO DE MAIS DE 40.000 JUDEUS DA CATIVEIRO BABILÔNICO FOI INICIADA A CONSTRUÇÃO NO MESMO LOCAL DO SEGUNDO TEMPLO, O QUAL FOI DESTRUÍDO POR ANTÍOCO EPIFANES, IMPERADOR ASSÍRIO. 
EM 4 D.C. O REI HERODES, O GRANDE, QUERENDO AGRADAR OS JUDEUS RECONSTRUIU O TEMPLO QUE FOI MAIS PORTENTOSO QUE OS DOIS PRIMEIROS, ESTE TAMBÉM FOI DESTRUÍDO PELO GENERAL TITO EM 70 DC, PELOS ROMANOS, NO SEGUIMENTO DA GRANDE REVOLTA JUDAICA.
HOJE O QUE RESTA, ERGUIDO, DO TEMPLO DE HERODES É O MURO DAS LAMENTAÇÕES, USADO POR JUDEUS ORTODOXOS COMO LUGAR DE ORAÇÃO.

fonte- Wikipédia
-->

Comentários

  1. GOSTARIA QUE VERIFICASSEM A INFORMAÇÃO A SEGUIR:
    EM 4 D.C. O REI HERODES, O GRANDE, QUERENDO AGRADAR OS JUDEUS RECONSTRUIU O TEMPLO QUE FOI MAIS PORTENTOSO QUE OS DOIS PRIMEIROS, ESTE TAMBÉM FOI DESTRUÍDO PELO GENERAL TITO EM 70 AC, PELOS ROMANOS, NO SEGUIMENTO DA GRANDE REVOLTA JUDAICA.
    ESTA DIZENDO QUE FOI CONTRUIDO 4 D.C. E DESTRUIDO 70 A.C ?
    ACREDITO QUE TENHA SIDO DESTRUIDO 70 D.C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Anônimo. Blz?
      Voce esta coberto de razão. Errei ao digitar a informação. Mas já fiz a devida correção.
      Gostaria de agradecer sua observação e sua visita, esperando que sempre volte a navegar em nosso site.
      Abraços e tudo de bom para vc.
      Fique sempre bem.

      Excluir

Postar um comentário

O QUE FAZ O HOMEM SER DIFERENTE?
O QUE SEPARA O HOMEM DOS DEMAIS?
R: A PAIXÃO. A PAIXÃO DE IR CADA VEZ MAIS LONGE.

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

CATEDRAL DE SÃO NICOLAU

ST.NICHOLASNAVALCATEDRAL(NOME OFICIAL DA CATEDRAL-NAVAL DE SÃO NICOLAUEEPIFANIA) ÉUMA GRANDE IGREJAORTODOXANO ESTILODO BARROCO, LOCALIZADA EM SÃO PETERSBURGO,RÚSSIA.ELA PERTENCE ÀDIOCESEDE SÃO PETERSBURGODA RÚSSIA. A CATEDRAL FOI CONSTRUÍDAEM1753-1762PELO ARQUITETOSAVVACHEVAKINSKYCOMO UMA IGREJAREGIMENTALNA QUADRADO MARREGIMENTALNO LUGAR DE UMAIGREJA ANTERIORDE MADEIRA.
ST.NICHOLASNAVALCATEDRALÉ COMPOSTA POR DUASIGREJASSEPARADAS. A MENOR, AIGREJA DE SÃO NICOLAU, ESTÁ LOCALIZADANO PRIMEIRO ANDAR, ENQUANTO A IGREJA DA EPIFANIAESTA NO SEGUNDO ANDAR. OALTARDA IGREJASUPERIORFOI CONSAGRADONA PRESENÇADA IMPERATRIZ CATARINAII, QUE DISSE QUE A IGREJARECÉM-CONSTRUÍDA PODERIA SER CHAMADA DEUMA CATEDRAL. O PRINCIPAL SANTUÁRIOE ÍCONE DACATEDRAL DEST.NICHOLASFOI FEITO NO SÉCULOXVIICOM UMA PORÇÃODE SUAS RELÍQUIAS, ESTÁ LOCALIZADO NA PARTE INFERIORDA IGREJA.
EM 1908, OOBELISCOTSUSHIMAFOI ERIGIDONO JARDIMEM FRENTEDA IGREJA EMMEMÓRIA DOS MORTOSNA BATALHA DETSUSHIMA. A CATEDRAL DE SÃO NICOLAUTEM A FORMADE UMA …