Pular para o conteúdo principal

TORRE DE BELÉM

A TORRE DE BELÉM É UM DOS MONUMENTOS MAIS EXPRESSIVOS DA CIDADE DE LISBOA. 
LOCALIZA-SE NA MARGEM DIREITA DO RIO TEJO, ONDE EXISTIU OUTRORA A PRAIA DE BELÉM. INICIALMENTE CERCADA PELAS ÁGUAS EM TODO O SEU PERÍMETRO, PROGRESSIVAMENTE FOI ENVOLVIDA PELA PRAIA, ATÉ SE INCORPORAR HOJE À TERRA FIRME.
O MONUMENTO SE DESTACA PELO NACIONALISMO IMPLÍCITO, VISTO QUE É TODO RODEADO POR DECORAÇÕES DO BRASÃO DE ARMAS DE PORTUGAL, INCLUINDO INSCRIÇÕES DE CRUZES DA ORDEM DE CRISTO NAS JANELAS DE BALUARTE; TAIS CARACTERÍSTICAS REMETEM PRINCIPALMENTE À ARQUITETURA TÍPICA DE UMA ÉPOCA EM QUE O PAÍS ERA UMA POTÊNCIA GLOBAL (A DO INÍCIO DA IDADE MODERNA).
CLASSIFICADA COMO PATRIMÔNIO MUNDIAL PELA UNESCO DESDE 1983, FOI ELEITA COMO UMA DAS SETE MARAVILHAS DE PORTUGAL EM 7 DE JULHO DE 2007.
ORIGINALMENTE SOB A INVOCAÇÃO DE SÃO VICENTE DE SARAGOÇA, PADROEIRO DA CIDADE DE LISBOA, DESIGNADA NO SÉCULO XVI PELO NOME DE BALUARTE DE SÃO VICENTE A PAR DE BELÉM E POR BALUARTE DO RESTELO, ESTA FORTIFICAÇÃO INTEGRAVA O PLANO DEFENSIVO DA BARRA DO RIO TEJO PROJETADO À ÉPOCA DE JOÃO II DE PORTUGAL (1481-95), INTEGRADO NA MARGEM DIREITA DO RIO PELO BALUARTE DE CASCAIS E, NA ESQUERDA, PELO BALUARTE DA CAPARICA.
O MONUMENTO REFLETE INFLUÊNCIAS ISLÂMICAS E ORIENTAIS, QUE CARACTERIZAM O ESTILO MANUELINO E MARCA O FIM DA TRADIÇÃO MEDIEVAL DAS TORRES DE MENAGEM, ENSAIANDO UM DOS PRIMEIROS BALUARTES PARA ARTILHARIA NO PAÍS (VER FORTALEZAS).
PARTE DA SUA BELEZA RESIDE NA DECORAÇÃO EXTERIOR, ADORNADA COM CORDAS E NÓS ESCULPIDAS EM PEDRA, GALERIAS ABERTAS, TORRES DE VIGIA NO ESTILO MOURISCO E AMEIAS EM FORMA DE ESCUDOS DECORADAS COM ESFERAS ARMILARES, A CRUZ DA ORDEM DE CRISTO E ELEMENTOS NATURALISTAS, COMO UM RINOCERONTE, ALUSIVOS ÀS NAVEGAÇÕES. 
O INTERIOR GÓTICO, POR BAIXO DO TERRAÇO, QUE SERVIU COMO ARMARIA E PRISÃO, É MUITO AUSTERO.
A SUA ESTRUTURA COMPÕE-SE DE DOIS ELEMENTOS PRINCIPAIS: A TORRE E O BALUARTE. NOS ÂNGULOS DO TERRAÇO DA TORRE E DO BALUARTE, SOBRESSAEM GUARITAS CILÍNDRICAS COROADAS POR CÚPULAS DE GOMOS, RICAMENTE DECORADA EM CANTARIA DE PEDRA.
A TORRE QUADRANGULAR, DE TRADIÇÃO MEDIEVAL, ELEVA-SE EM CINCO PAVIMENTOS ACIMA DO BALUARTE, A SABER:
fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

CATEDRAL DE SÃO NICOLAU

ST.NICHOLASNAVALCATEDRAL(NOME OFICIAL DA CATEDRAL-NAVAL DE SÃO NICOLAUEEPIFANIA) ÉUMA GRANDE IGREJAORTODOXANO ESTILODO BARROCO, LOCALIZADA EM SÃO PETERSBURGO,RÚSSIA.ELA PERTENCE ÀDIOCESEDE SÃO PETERSBURGODA RÚSSIA. A CATEDRAL FOI CONSTRUÍDAEM1753-1762PELO ARQUITETOSAVVACHEVAKINSKYCOMO UMA IGREJAREGIMENTALNA QUADRADO MARREGIMENTALNO LUGAR DE UMAIGREJA ANTERIORDE MADEIRA.
ST.NICHOLASNAVALCATEDRALÉ COMPOSTA POR DUASIGREJASSEPARADAS. A MENOR, AIGREJA DE SÃO NICOLAU, ESTÁ LOCALIZADANO PRIMEIRO ANDAR, ENQUANTO A IGREJA DA EPIFANIAESTA NO SEGUNDO ANDAR. OALTARDA IGREJASUPERIORFOI CONSAGRADONA PRESENÇADA IMPERATRIZ CATARINAII, QUE DISSE QUE A IGREJARECÉM-CONSTRUÍDA PODERIA SER CHAMADA DEUMA CATEDRAL. O PRINCIPAL SANTUÁRIOE ÍCONE DACATEDRAL DEST.NICHOLASFOI FEITO NO SÉCULOXVIICOM UMA PORÇÃODE SUAS RELÍQUIAS, ESTÁ LOCALIZADO NA PARTE INFERIORDA IGREJA.
EM 1908, OOBELISCOTSUSHIMAFOI ERIGIDONO JARDIMEM FRENTEDA IGREJA EMMEMÓRIA DOS MORTOSNA BATALHA DETSUSHIMA. A CATEDRAL DE SÃO NICOLAUTEM A FORMADE UMA …