Pular para o conteúdo principal

USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

A USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU (EM GUARANI: ITAIPU, EM ESPANHOL: ITAIPÚ) É UMA USINA BINACIONAL LOCALIZADA NO RIO PARANÁ, NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI.
CONSTRUÍDA POR AMBOS OS PAÍSES NO PERÍODO DE 1975 A 1982, ITAIPU É, HOJE, A MAIOR USINA GERADORA DE ENERGIA DO MUNDO.
ITAIPU É UMA PALAVRA DE ORIGEM TUPI-GUARANI QUE SIGNIFICA "PEDRA QUE CANTA", ATRAVÉS DA JUNÇÃO DE ITÁ = PEDRA E IPO'Ú = CANTORA . ERA O NOME DA PEQUENA ILHA QUE HAVIA NO ATUAL LOCAL DA USINA, ANTES DA OBRA.
COM SEU LAGO PERFAZENDO UMA ÁREA DE 1 350 QUILÔMETROS QUADRADOS, INDO DE FOZ DO IGUAÇU, NO BRASIL E CIUDAD DEL ESTE, NO PARAGUAI, ATÉ GUAÍRA E SALTO DEL GUAIRÁ, 150 QUILÔMETROS AO NORTE, ALÉM DE SUAS VINTE UNIDADES GERADORAS DE SETECENTOS MEGAWATTS CADA, ITAIPU TEM UMA POTÊNCIA DE GERAÇÃO DE 14 000 MEGAWATTS. NO ANO DE 2008, A USINA ATINGIU SEU RECORDE DE PRODUÇÃO, COM 94,68 BILHÕES DE QUILOWATTS-HORA (KWH), FORNECENDO NOVENTA POR CENTO DA ENERGIA CONSUMIDA PELO PARAGUAI E DEZENOVE POR CENTO DA ENERGIA CONSUMIDA PELO BRASIL.
EM 1970, O CONSÓRCIO FORMADO PELAS EMPRESAS PNC E ELC ELECTROCONSULT (DA ITÁLIA) VENCEU A CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTUDOS DE VIABILIDADE E PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DA OBRA. O INÍCIO DO TRABALHO SE DEU EM FEVEREIRO DE 1971. EM 26 DE ABRIL DE 1973, BRASIL E PARAGUAI ASSINARAM O TRATADO DE ITAIPU, INSTRUMENTO LEGAL PARA O APROVEITAMENTO HIDRELÉTRICO DO RIO PARANÁ PELOS DOIS PAÍSES. EM 17 DE MAIO DE 1974, FOI CRIADA A ENTIDADE BINACIONAL ITAIPU, PARA GERENCIAR A CONSTRUÇÃO DA USINA. O INÍCIO EFETIVO DAS OBRAS OCORREU EM JANEIRO DO ANO SEGUINTE. UM CONSÓRCIO LIDERADO PELA MENDES JÚNIOR, EXECUTOU O PROJETO.
PARA A CONSTRUÇÃO, FORAM USADOS 40 000 TRABALHADORES DIRETOS. PARA O MATERIAL, FORAM USADOS 12.570.000 METROS CÚBICOS DE CONCRETO (O EQUIVALENTE A 210 ESTÁDIOS JORNALISTA MÁRIO FILHO E UMA QUANTIDADE DE FERRO EQUIVALENTE A 380 TORRES EIFFEL.
COMPARANDO A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU COM O EUROTÚNEL (QUE LIGA FRANÇA E INGLATERRA SOB O CANAL DA MANCHA) FORAM UTILIZADO 15 VEZES MAIS CONCRETO E O VOLUME DE ESCAVAÇÕES FOI 8,5 VEZES MAIOR.
EM UMA OPERAÇÃO DENOMINADA MYMBA KUERA (QUE EM GUARANI QUER DIZER "PEGA-BICHO"), DURANTE A FORMAÇÃO DO RESERVATÓRIO, EQUIPES DO SETOR AMBIENTAL DE ITAIPU ESFORÇARAM-SE EM PERCORRER A MAIOR PARTE DA ÁREA QUE SERIA ALAGADA PARA SALVAR CENTENAS DE EXEMPLARES DE ESPÉCIES DE ANIMAIS DA REGIÃO.
O RESERVATÓRIO DA USINA COMEÇOU A SER FORMADO EM 12 DE OUTUBRO DE 1982, QUANDO FORAM CONCLUÍDAS AS OBRAS DA BARRAGEM E AS COMPORTAS DO CANAL DE DESVIO FORAM FECHADAS. NESSE PERÍODO, AS ÁGUAS SUBIRAM 100 METROS E CHEGARAM ÀS COMPORTAS DO VERTEDOURO ÀS 10 HORAS DO DIA 27 DE OUTUBRO, DEVIDO ÀS CHUVAS FORTES E ENCHENTES QUE OCORRERAM NA ÉPOCA.
O COMPRIMENTO TOTAL DA BARRAGEM É 7 919 METROS. A ELEVAÇÃO DA CRISTA É DE 225 METROS. ITAIPU É, NA VERDADE, QUATRO BARRAGENS JUNTAS - DA EXTREMA ESQUERDA, UMA BARRAGEM DE TERRA DE PREENCHIMENTO, UMA BARRAGEM DE ENROCAMENTO, UMA BARRAGEM DE CONCRETO PRINCIPAL, E UMA BARRAGEM DE CONCRETO PARA A ALA DIREITA.A VAZÃO MÁXIMA DO VERTEDOURO DE ITAIPU (62,2 MIL METROS CÚBICOS POR SEGUNDO) CORRESPONDE A 40 VEZES A VAZÃO MÉDIA DAS CATARATAS DO IGUAÇU. A VAZÃO DE DUAS TURBINAS DE ITAIPU (700 METROS CÚBICOS DE ÁGUA POR SEGUNDO CADA) CORRESPONDE A TODA A VAZÃO MÉDIA DAS CATARATAS (1 500 METROS CÚBICOS POR SEGUNDO).O BRASIL TERIA QUE QUEIMAR 536 MIL BARRIS DE PETRÓLEO POR DIA PARA GERAR EM USINAS TERMELÉTRICAS A POTÊNCIA DE ITAIPU.A BARRAGEM PRINCIPAL TEM 196 METROS DE ALTURA, O QUE É EQUIVALENTE A UM PRÉDIO DE 65 ANDARES.
fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.