Pular para o conteúdo principal

MUSEU DO LOUVRE / O MAIS VISITADO DO MUNDO

O MUSEU DO LOUVRE (MUSÉE DU LOUVRE), INSTALADO NO PALÁCIO DO LOUVRE, EM PARIS, É UM DOS MAIORES E MAIS FAMOSOS MUSEUS DO MUNDO. 
LOCALIZA-SE NO CENTRO DE PARIS, ENTRE O RIO SENA E A RUE DE RIVOLI. O SEU PÁTIO CENTRAL, OCUPADO AGORA PELA PIRÂMIDE DE VIDRO, ENCONTRA-SE NA LINHA CENTRAL DOS CHAMPS-ÉLYSÉES, E DÁ FORMA ASSIM AO NÚCLEO ONDE COMEÇA O AXE HISTORIQUE (EIXO HISTÓRICO).
É ONDE SE ENCONTRA A MONA LISA, A VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA, A VÉNUS DE MILO, ENORME COLEÇÕES DE ARTEFATOS DO EGITO ANTIGO, DA CIVILIZAÇÃO GRECO-ROMANA, ARTES DECORATIVAS E APLICADAS, E NUMEROSAS OBRAS-PRIMAS DOS GRANDES ARTISTAS DA EUROPA COMO TICIANO, REMBRANDT, MICHELANGELO, GOYA E RUBENS, NUMA DAS MAIORES MOSTRAS DO MUNDO DA ARTE E CULTURA HUMANAS. O MUSEU ABRANGE, PORTANTO, OITO MIL ANOS DA CULTURA E DA CIVILIZAÇÃO TANTO DO ORIENTE QUANTO DO OCIDENTE.
É O MUSEU MAIS VISITADO DO MUNDO, RECEBENDO EM 2011 8,8 MILHÕES DE VISITANTES
O PALÁCIO DO LOUVRE É UMA ESTRUTURA QUASE RETANGULAR, COMPOSTO PELA PRAÇA DO COUR CARRÉE E DUAS ALAS QUE ENVOLVEM O COUR NAPOLÉON A NORTE E AO SUL. NO CORAÇÃO DO COMPLEXO, ESTÁ A PIRÂMIDE DO LOUVRE, ACIMA DO CENTRO DOS VISITANTES. O MUSEU É DIVIDIDO EM TRÊS ALAS: A ALA SULLY A LESTE, QUE CONTÉM A COUR CARRÉE E AS PARTES MAIS ANTIGAS DO LOUVRE, A ALA RICHELIEU AO NORTE, E DA ALA DENON, QUE FAZ FRONTEIRA COM O RIO SENA PARA O SUL.
EM 1983, O PRESIDENTE FRANCÊS FRANÇOIS MITTERRAND PROPÔS UM PLANO O GRAND LOUVRE A FIM DE RENOVAR O PRÉDIO E TRANSFERIR O MINISTÉRIO DA FAZENDA, PERMITINDO QUE EXIBISSE TODO O EDIFÍCIO. O ARQUITETO I. M. PEI FOI PREMIADO COM O PROJETO E PROPÔS UMA PIRÂMIDE DE VIDRO PARA O PÁTIO CENTRAL. A PIRÂMIDE E SEU ÁTRIO SUBTERRÂNEO, FOI INAUGURADO EM 15 DE OUTUBRO DE 1988. A SEGUNDA FASE DO PLANO DO GRAND LOUVRE, LA PYRAMIDE INVERSÉE (A PIRÂMIDE INVERTIDA), FOI CONCLUÍDA EM 1993. A PARTIR DE 2002, O ATENDIMENTO DOBROU DESDE A SUA CONCLUSÃO.
O ACERVO DO MUSEU DO LOUVRE POSSUI MAIS DE 380 MIL ITENS E MANTÉM EM EXIBIÇÃO PERMANENTE MAIS DE 35 MIL OBRAS DE ARTE, DISTRIBUÍDAS EM OITO DEPARTAMENTOS. A SEÇÃO DE PINTURA É A SEGUNDA MAIOR DO MUNDO, LOGO ATRÁS DA DO MUSEU HERMITAGE, COM QUASE 12 MIL PEÇAS, SENDO QUE DELAS 6 MIL ESTÃO EM EXPOSIÇÃO PERMANENTE.

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.