Pular para o conteúdo principal

MUSEU DO LOUVRE / O MAIS VISITADO DO MUNDO

O MUSEU DO LOUVRE (MUSÉE DU LOUVRE), INSTALADO NO PALÁCIO DO LOUVRE, EM PARIS, É UM DOS MAIORES E MAIS FAMOSOS MUSEUS DO MUNDO. 
LOCALIZA-SE NO CENTRO DE PARIS, ENTRE O RIO SENA E A RUE DE RIVOLI. O SEU PÁTIO CENTRAL, OCUPADO AGORA PELA PIRÂMIDE DE VIDRO, ENCONTRA-SE NA LINHA CENTRAL DOS CHAMPS-ÉLYSÉES, E DÁ FORMA ASSIM AO NÚCLEO ONDE COMEÇA O AXE HISTORIQUE (EIXO HISTÓRICO).
É ONDE SE ENCONTRA A MONA LISA, A VITÓRIA DE SAMOTRÁCIA, A VÉNUS DE MILO, ENORME COLEÇÕES DE ARTEFATOS DO EGITO ANTIGO, DA CIVILIZAÇÃO GRECO-ROMANA, ARTES DECORATIVAS E APLICADAS, E NUMEROSAS OBRAS-PRIMAS DOS GRANDES ARTISTAS DA EUROPA COMO TICIANO, REMBRANDT, MICHELANGELO, GOYA E RUBENS, NUMA DAS MAIORES MOSTRAS DO MUNDO DA ARTE E CULTURA HUMANAS. O MUSEU ABRANGE, PORTANTO, OITO MIL ANOS DA CULTURA E DA CIVILIZAÇÃO TANTO DO ORIENTE QUANTO DO OCIDENTE.
É O MUSEU MAIS VISITADO DO MUNDO, RECEBENDO EM 2011 8,8 MILHÕES DE VISITANTES
O PALÁCIO DO LOUVRE É UMA ESTRUTURA QUASE RETANGULAR, COMPOSTO PELA PRAÇA DO COUR CARRÉE E DUAS ALAS QUE ENVOLVEM O COUR NAPOLÉON A NORTE E AO SUL. NO CORAÇÃO DO COMPLEXO, ESTÁ A PIRÂMIDE DO LOUVRE, ACIMA DO CENTRO DOS VISITANTES. O MUSEU É DIVIDIDO EM TRÊS ALAS: A ALA SULLY A LESTE, QUE CONTÉM A COUR CARRÉE E AS PARTES MAIS ANTIGAS DO LOUVRE, A ALA RICHELIEU AO NORTE, E DA ALA DENON, QUE FAZ FRONTEIRA COM O RIO SENA PARA O SUL.
EM 1983, O PRESIDENTE FRANCÊS FRANÇOIS MITTERRAND PROPÔS UM PLANO O GRAND LOUVRE A FIM DE RENOVAR O PRÉDIO E TRANSFERIR O MINISTÉRIO DA FAZENDA, PERMITINDO QUE EXIBISSE TODO O EDIFÍCIO. O ARQUITETO I. M. PEI FOI PREMIADO COM O PROJETO E PROPÔS UMA PIRÂMIDE DE VIDRO PARA O PÁTIO CENTRAL. A PIRÂMIDE E SEU ÁTRIO SUBTERRÂNEO, FOI INAUGURADO EM 15 DE OUTUBRO DE 1988. A SEGUNDA FASE DO PLANO DO GRAND LOUVRE, LA PYRAMIDE INVERSÉE (A PIRÂMIDE INVERTIDA), FOI CONCLUÍDA EM 1993. A PARTIR DE 2002, O ATENDIMENTO DOBROU DESDE A SUA CONCLUSÃO.
O ACERVO DO MUSEU DO LOUVRE POSSUI MAIS DE 380 MIL ITENS E MANTÉM EM EXIBIÇÃO PERMANENTE MAIS DE 35 MIL OBRAS DE ARTE, DISTRIBUÍDAS EM OITO DEPARTAMENTOS. A SEÇÃO DE PINTURA É A SEGUNDA MAIOR DO MUNDO, LOGO ATRÁS DA DO MUSEU HERMITAGE, COM QUASE 12 MIL PEÇAS, SENDO QUE DELAS 6 MIL ESTÃO EM EXPOSIÇÃO PERMANENTE.

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, MALDONADO, URUGUAI - Com mais de 36 anos para ser construída, feita pelo escultor Carlos Paéz Vilaró com as suas próprias mãos, com uma arquitetura única e inigualável, eh universalmente chamada "escultura para habitar"

CONHEÇA A "CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica.
Um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos no Uruguai é a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, na região da badalada Punta del Este, perto da Plaza de las Grutas. A Casapuelbo foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua residência de verão. Villaró inaugurou a Casapueblo em 1960 em estilo semelhante as edificações da costa mediterrânica de Santorini. Para quem estiver pro…