Pular para o conteúdo principal

ANGKOR WAT TEMPLE

ANGKOR WAT (OU ANGKOR VAT) É UM TEMPLO SITUADO 5,5 KM A NORTE DA ATUAL SIEM REAP, NA PROVÍNCIA HOMÔNIMA DO CAMBOJA. 
É O MAIOR E MAIS BEM PRESERVADO TEMPLO DOS QUE INTEGRAM O ASSENTAMENTO DE ANGKOR.
DESDE A SUA FUNDAÇÃO. O TEMPLO É O PONTO MÁXIMO DO ESTILO CLÁSSICO DA ARQUITETURA KHMER. É CONSIDERADO COMO A MAIOR ESTRUTURA RELIGIOSA ALGUMA VEZ CONSTRUÍDA, E UM DOS TESOUROS ARQUEOLÓGICOS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO.
ANGKOR WAT FAZ PARTE DO COMPLEXO DE TEMPLOS CONSTRUÍDOS NA ZONA DE ANGKOR, A ANTIGA CAPITAL DO IMPÉRIO KHMER DURANTE A SUA ÉPOCA DE ESPLENDOR, ENTRE OS SÉCULOS IX E XV. 
ANGKOR ABRANGE UMA EXTENSÃO EM TORNO DOS 200 KM², EMBORA RECENTES PESQUISAS ESTIMEM UMA EXTENSÃO DE 3 000 KM² E UMA POPULAÇÃO DE ATÉ MEIO MILHÃO DE HABITANTES, O QUE O TORNARIA NO MAIOR ASSENTAMENTO PRÉ-INDUSTRIAL DA HUMANIDADE.
FOI CONSTRUÍDO PELO REI SURYAVARMAN II, NO COMEÇO DO SÉCULO XII, COMO O SEU TEMPLO CENTRAL E CAPITAL DO ESTADO. 
DESDE A SUA CONSTRUÇÃO, E ATÉ O TRANSLADO DA SEDE REAL AO PRÓXIMO BAYON, EM FINAIS DO MESMO SÉCULO, ANGKOR WAT FOI O CENTRO POLÍTICO E RELIGIOSO DO IMPÉRIO. 
O RECINTO —ENTRE CUJOS MUROS SE CALCULOU QUE VIVIAM 20 000 PESSOAS, CUMPRIA AS FUNÇÕES DE TEMPLO PRINCIPAL E, ALÉM DISSO, ALBERGAVA O PALÁCIO REAL.
ANGKOR WAT É O MÁXIMO EXPOENTE DA ARQUITETURA DO IMPÉRIO KHMER, CUJOS PRIMEIROS TEMPLOS REMONTAM AO SÉCULO VI. O PROMOTOR DESTE GIGANTESCO MONTE-TEMPLO FOI SURYAVARMAN II, QUE REINOU DE 1113 ATÉ 1150 D.C
SEGUNDO CONTA A LENDA, O REI QUIS SITUAR O TEMPLO NUM LOCAL DO AGRADO DOS DEUSES, PELO QUAL SOLTOU UM BOI NA PLANÍCIE E RESOLVEU CONSTRUIR O TEMPLO ALI ONDE SE TUMBASSE. 
SEJA CERTA A LENDA OU NÃO, SURYAVARMAN II ESTABELECEU O TEMPLO JUNTO À ANTIGA CIDADE DE YASHODHARAPURA[ (QUE EM SÂNSCRITO SIGNIFICA "CIDADE SAGRA").
SITUADA A ESCASSOS QUILÔMETROS DA ATUAL CIDADE DE SIEM REAP, E ASSIM COMO OS SEUS PREDECESSORES, DISPÔS O PALÁCIO DENTRO DO RECINTO MURADO DO COMPLEXO. OS TRABALHOS NO TEMPLO FICARAM INTERROMPIDOS À MORTE DO REI E NÃO FORAM CONTINUADOS, PELO QUAL A CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO DUROU UNICAMENTE 37 ANOS.

fonte - Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.