Pular para o conteúdo principal

OBJETOS QUE RESUMEM A SAGA DA ESPÉCIE HUMANA NA TERRA




Visitar o Museu Britânico em Londres pela primeira vez desperta ao mesmo tempo empolgação e frustração: um roteiro feito num único dia é incapaz de cobrir um bom resumo dos mais de 8 milhões de peças da instituição.
O que o diretor do museu argumenta agora em livro, porém, é que a saga de toda a humanidade na Terra pode ser recontada pela história de apenas cem objetos da coleção.
Esse foi o desafio que o historiador da arte Neil MacGregor, chefe do museu há 12 anos, aceitou ao fazer uma série de programas de rádio para a BBC, em 2010. Um ano depois, "A História do Mundo em 100 Objetos" ganhou versão em livro, que sai agora em português em edição fartamente ilustrada.
O resultado final ganhou um aspecto de almanaque que talvez não esteja ao pé da ambição acadêmica da proposta inicial. Ainda assim, é uma saborosa amostra daquilo que o Museu Britânico reserva a quem o visita.
O livro de MacGregor é também um manifesto em prol da arqueologia, uma ciência capaz de capturar narrativas que fogem ao escopo da história escrita. E pode servir também como um bom guia de visitação da maior coleção histórico-arqueológica do mundo –isso para quem estiver disposto a carregar um calhamaço de quase dois quilos na bolsa.
fonte: uol.com.br
Para adquiri o livro acesse: http://livraria.folha.com.br/livros/literatura-estrangeira/historia-mundo-100-objetos-1216629.html?tracking_number=1411









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…